Terça, 16 de abril de 2024
Bem-estar

Confira os 5 principais hábitos que deixam os cabelos quebradiços e fracos

Essas ações prejudicam a saúde dos fios, mas com alguns cuidados simples é possível mantê-los fortes e livres da queda

25/09/2023 08h35 | Por: Redação | Fonte: Alto Astral
Foto meramente ilustrativa/Freepik/SCTodoDia

São muitos os aspectos da nossa vida que podem afetar a aparência e a saúde dos cabelos, desde a alimentação até a forma como penteamos. Entretanto, essa condição não precisa ser definitiva e, com alguns cuidados, podemos restaurar os fios e conquistar o aspecto desejado. 

Por isso, a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Dra. Cintia Guedes, listou os 5 principais hábitos que danificam os cabelos e também certos cuidados para trazer a vida de volta aos fios. Confira abaixo:

Tomar banho com água quente 
Banhos com água muito quente são inimigos da saúde dos fios, pois desidratam a pele e a fibra capilar, deixando os cabelos secos, fragilizados e suscetíveis à queda. “A alta temperatura da água remove os óleos de proteção dos fios e abre os poros do couro cabeludo, fazendo com que este produza óleo em excesso para a reposição. Opte pela água mais fria ou morna na hora do enxágue”, orienta a médica. 

Lavar pouco o cabelo com água 
O shampoo a seco permite passar dias sem lavar o cabelo, mas é um recurso que precisa ser usado com moderação, de acordo com a especialista. “Isso porque o acúmulo do produto no cabelo pode causar caspa, além de entupir os folículos pilosos – o que dificulta o crescimento dos fios. Os cabelos podem, sim, ser lavados todos os dias. O shampoo seco deve ser utilizado apenas em dias em que não foi possível realizar a lavagem completa.”

Falta de cuidado ao secar os fios 
Fios molhados ficam sensíveis à quebra, e por isso devemos ter cuidado ao escovar os cabelos ou enxugar de forma agressiva. “Ao lavar o cabelo, preocupe-se em desembaraçá-lo antes da secagem. No momento de secar com a toalha, faça movimentos suaves e, se possível, utilize uma toalha bem macia”, sugere. Além disso, utilize sempre um protetor térmico para criar uma barreira defensora.

“As altas temperaturas dos secadores, chapinhas e dos modeladores de cachos danificam as proteínas e deixam os cabelos frágeis. Uma vez que a cutícula esteja danificada, o equilíbrio de hidratação é perdido e seu cabelo fica mais propenso à queda. Limite o uso do secador a, no máximo, duas ou três vezes por semana, e utilize a opção de ar menos quente”, alerta. 

Exagerar nos produtos fixadores 
Se os seus cabelos são frágeis, tenha cautela ao usar o spray fixador. “Normalmente, esses produtos são ricos em álcool, o que torna o cabelo seco e quebradiço. Assim, opte por soluções mais suaves, como os cremes, que mantêm a umidade do cabelo intacta e não criam atrito na hora da escovação”, orienta a especialista. 

Fazer dietas radicais 
Uma dieta restritiva ou pobre em nutrientes, principalmente em proteínas, faz o organismo digerir a energia para funções essenciais de funcionamento do corpo. Por esse motivo, um dos principais sintomas de uma alimentação deficitária é a queda de cabelo. “Invista em uma dieta saudável e repleta de proteína magra, como as encontradas nos peixes, frango, lentilha e feijão. Proteína é o ingrediente vital para os cabelos”, finaliza Guedes.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.