Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Bem-estar

Consumo desta semente ajuda a diminuir ansiedade e insônia

Veja os benefícios e os malefícios da semente, além da quantidade ideal para consumo diário

Brasil, 10/09/2023 09h27 | Por: Redação

A semente de girassol pode ser uma aliada natural no combate à ansiedade e insônia. Ela é rica em gorduras saudáveis, proteínas, fibras e antioxidantes.

Originária da América do Norte, os nutrientes da semente oferecem diversos benefícios à saúde, incluindo a capacidade de promover o relaxamento e melhorar a qualidade do sono.

Benefícios da semente de girassol
Ajuda a diminuir ansiedade
Magnésio
A semente de girassol é uma excelente fonte de magnésio, um mineral que desempenha um papel vital na regulação do sistema nervoso. O magnésio auxilia na redução do estresse e ansiedade, contribuindo para uma sensação de calma e bem-estar.

Fibras
As fibras presentes na semente auxiliam na digestão e na sensação de saciedade, evitando picos de açúcar no sangue que podem levar a oscilações de humor.

Contribui para uma noite de sono tranquila
Triptofano
A semente de girassol contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, conhecida como “hormônio do prazer”. A serotonina ajuda a regular o humor, reduzindo a ansiedade e promovendo um estado de relaxamento, o que pode contribuir para uma noite de sono mais tranquila.

Vitamina B6
A presença da vitamina B6 na semente é importante para a produção de neurotransmissores, como a serotonina e a melatonina, que são essenciais para regular o sono e o humor.


Malefícios do consumo excessivo de semente de girassol
Apesar dos diversos benefícios, o consumo excessivo da semente pode acarretar em alguns problemas de saúde. Por ser calórica, seu consumo em grandes quantidades pode levar ao ganho de peso.

Além disso, algumas pessoas podem apresentar alergia a sementes oleaginosas, incluindo a semente de girassol. Portanto, é preciso ter moderação e atenção a possíveis reações adversas.

Como consumir?
Existem várias formas de incluir a semente de girassol na dieta para aproveitar seus benefícios. A ingestão de 30g da semente por dia é o suficiente.

Você pode usar a semente em saladas, cereais, iogurtes, vitaminas, sucos ou massas. Além disso, você pode comer o petisco com frutas ou fazer manteiga e farinha de girassol.

Normalmente, essa semente é encontrada em supermercados ou lojas de produtos naturais.

Atenção: vale destacar que a semente de girassol não é uma cura definitiva para ansiedade e insônia, mas pode contribuir no tratamento. Antes de mais nada, é essencial buscar orientação médica para um diagnóstico e tratamento apropriado.

publicidade
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.