Sábado, 18 de maio de 2024
Bem-estar

Psicóloga elenca 5 frases que pais nunca devem falar para os filhos

Autora do livro "Como as Crianças Pequenas Prosperam" destaca cuidados na abordagem com os pequenos

Florianópolis - SC , 24/04/2023 12h57 | Por: Redação
Foto: Divulgação

As palavras que você usa ao se comunicar com uma criança podem ter os mais diversos efeitos na mesma. Ao menos é isso que afirma Tovah Klein, psicóloga infantil e autora do livro “Como as Crianças Pequenas Prosperam”, que destaca 5 frases que pais nunca devem falar para os seus filhos.

Segundo Tovah, que também é diretora do Centro de Desenvolvimento Infantil da Barnard College, frases que pareçam culpar a criança por um comportamento ou emoção costumam ser problemas. Isso porque podem gerar um sentimento de vergonha que, de maneira geral, são carregados pelas crianças pequenas.

A psicóloga afirma ainda que as crianças, ao serem verbalmente envergonhadas por seus pais, pessoas cujo amor e opiniões são extremamente importantes para eles, tendem a ter sua confiança e motivação diminuídas. Isso passa por algumas frases que, na visão de Tovah, não devem ser ditas aos pequenos, como:

• "Você está de mau humor de novo. Você sempre está de mau humor."
• "Por que você sempre fica chateado quando isso acontece?"
• "Você realmente precisava fazer isso [comportamento negativo] de novo?"
• "Isso é ridículo!"
• "Você está exagerando."

publicidade

De acordo com Tovah Klein, essas frases geralmente são ditas em momentos em que os pais estão de mau humor. “[Falar dessa forma] faz a criança se sentir terrível”, afirma.

A dica da psicóloga é, em um momento de estresse e mau humor, “dar um passo atrás” e “respirar fundo” antes de dizer qualquer coisa para a criança. 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.