Terça, 16 de abril de 2024
Cidadania

24 de fevereiro: Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

Confira 6 conteúdos sobre mulheres no poder público produzidos pela Câmara dos Deputados.

Tubarão - SC, 24/02/2023 12h43 | Por: Redação
Divulgação

Em 24 de fevereiro de 1932, o Brasil deu um passo importante para a inclusão das mulheres na política, com a instituição do Código Eleitoral, que garantiu o direito ao voto feminino. No entanto, mesmo após 91 anos, a participação feminina no poder público ainda é insuficiente, apesar de representarem mais da metade do eleitorado brasileiro. 

Para incentivar a reflexão sobre o tema, a Câmara dos Deputados produziu seis conteúdos sobre mulheres no poder público, que abordam desde trilhas de aprendizagem para candidatas, até livros e documentários que narram a história da luta pelos direitos políticos das mulheres. 

Confira os conteúdos:

publicidade

Trilha de Aprendizagem: Mulher, quer se candidatar e não sabe por onde começar? Essa trilha pode ser um ponto de partida para potencializar a sua campanha eleitoral e fortalecer a sua atuação política. 

Vídeo: É verdade que as mulheres não se interessam por política? Por que há tão poucas mulheres ocupando cargos eletivos? O que mudaria se houvessem mais mulheres participando das decisões? Quais são as principais barreiras que uma mulher vai encontrar se quiser participar da política institucional? 

Conteúdo produzido para o público jovem, como parte do Parlamento Jovem Brasileiro 2020. 

Livro: fatos e curiosidades da história da luta pelos direitos políticos femininos são contados em linguagem acessível e descontraída. 

Podcast: Entenda as principais dificuldades enfrentadas pelas parlamentares para ocupar postos de destaques durante o exercício do mandato. 

Documentário: Para registrar a relação das mulheres com a política cotidiana, a equipe da TV Câmara viajou pelo país para encontrar personagens que, mesmo vivendo realidades muito diferentes, alimentam a vontade de mudar o país. 

Livro: Débora de Azevedo e Márcio Rabat resgatam os registros da participação da mulher nos momentos marcantes do parlamento brasileiro, sintetizando oitenta anos de história política por meio de uma linha do tempo, que destaca as principais ações das deputadas. 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.