Quarta-feira, 17 de abril de 2024
Cidadania

Cadastramento e regularização eleitoral já iniciou em todo Brasil

Eleitores podem voltar a fazer alistamento, transferência, revisão e resolver pendências.

Tubarão - SC, 09/11/2022 11h07 | Por: Redação | Fonte: Tribunal Regional Eleitoral - SC
Divulgação/TRE

A partir do dia 8 de novembro, o cadastramento eleitoral foi reaberto em todo o país. Eleitores que quiserem regularizar seu título e quitar suas dívidas com a Justiça Eleitoral já podem procurar os tribunais regionais ou fazer todo o processo online. O chefe do cartório da 33ª Zona Eleitoral de Tubarão falou um pouco com a Rádio Cidade sobre o procedimento.  

Ricardo Leonetti diz que “O eleitor que precisa fazer o primeiro título, a transferência do domicílio eleitoral ou fazer alguma revisão de dados no seu cadastro. Ele tem duas opções. A primeira é comparecer presencialmente no cartório eleitoral, das 12 às 19 horas. Também pode fazer a transferência do título através do autoatendimento no nosso site, na faixa do TRE, https://www.tre-sc.jus.br/, em que ele tem a opção de encaminhar todos os documentos de forma online e também depois receber esse título ou pelo WhatsApp ou por e-mail em que ele cadastrou no requerimento”. 

 

publicidade

Para os eleitores que precisarem do seu comprovante de quitação eleitoral, como no caso de uma matrícula na faculdade ou concurso público, o documento também pode ser retirado de forma presencial ou online. 

O eleitor que estiver em débito com a justiça eleitoral e com o cadastramento desatualizado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fornece a isenção da dívida após a atualização do cadastro. 

“O eleitor que tenha faltado uma ou outra eleição, caso ele transfira para Tubarão, caso ele faça uma revisão de dados ou faça o primeiro título, a gente isenta essa multa. A justiça eleitoral em Tubarão isenta a multa porque nós temos uma portaria dos juízes eleitorais prevendo essa isenção e justamente para estimular que o eleitor venha e regularize sua situação eleitoral” afirma Ricardo. 

O cadastramento eleitoral voltará a estar fechado novamente apenas em maio de 2024, cumprindo a legislação que determina que se encerre 150 dias antes do primeiro turno. 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.