Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Cidadania

Tubaronenses atingidos por alagamentos relatam não ter sido contemplados com o saque do FGTS

Em entrevista a Rádio Cidade, o coordenador da Defesa Civil de Tubarão esclareceu o assunto

Tubarão - SC, 23/06/2022 16h52 | Por: Redação
Foto: Marcus Vinícius/Rádio Cidade Tubarão

A Prefeitura de Tubarão divulgou, junto à Caixa Econômica Federal, quais moradores do município poderão sacar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em virtude dos estragos da enchente do início de maio. 

Na relação divulgada, constam os bairros e ruas cujo moradores foram atingidos. Ao todo, 118 vias foram contempladas, em um total de 19 bairros de zonas urbanas e rurais.
 
Os beneficiados devem, entretanto, ficar atentos a algumas regras que precisam ser obedecidas para o saque do recurso. Por exemplo, é necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

Muitos tubaronenses têm relatado que foram atingidos pelos alagamentos, mas que não foram beneficiados neste processo. Em entrevista a Milton Alves, no Notícias da Cidade desta sexta-feira (24), o coordenador da Defesa Civil em Tubarão, Djalma Alves, afirmou que isso aconteceu pois este primeiro relatório foi feito ainda no dia 4 de maio, entre os dias 5 e 6 muitos moradores ainda tiveram prejuízos. “Naquele momento tinha bairros que não tinham sido afetados”, completa. Ele diz que este relatório também foi baseado em atendimentos feitos pelo 199 e 193. “Sabíamos que podia ter alguma demanda que não foi atendida. Alguém que não pediu ajuda dos órgãos de segurança, que saiu (da residência) por conta própria e que passou despercebido pela nossa equipe ”, admite.

Djalma orienta que, nestes casos, é necessário um protocolo no Facilita Tubarão, juntando fotos e comprovante de residência (com emissão entre 04/01 à 03/05/2022). Quando este protocolo chegar à Defesa Civil, será feita uma conferência e uma vistoria nos locais indicados. De acordo com o que ficou acertado com a Caixa, em meados de julho será enviada uma nova relação com a inclusão destas ruas e números de residências, de forma complementar. Porém, se a rua estiver em bairros não inseridos no FIDE (Formulário de Informações de Desastre) a Caixa não irá aceitar, fique atento.

 

publicidade

Para quem já foi contemplado, a solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

A relação completa das ruas beneficiadas você encontra clicando aqui.

App FGTS

O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

Orientações:

• Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;

• Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

• Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

• O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Documentação necessária

• Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;

• Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

• Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.