SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Quinta-feira, 02 de dezembro de 2021
Clima

Brasil sofre com aumento crescente de temperatura desde os anos 90, aponta INMET

Meteorologistas ressaltam a necessidade de redução da emissão de gases estufa para uma possível reversão do cenário.

Tubarão - SC, 25/10/2021 14h06 | Atualizada em 26/10/2021 08h04 | Por: Lucas Marques | Fonte: INMET
Foto: PxHere

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou recentemente que, com base em dados coletados em suas estações meteorológicas, o Brasil vem enfrentando um aumento considerável em sua temperatura desde a década de 1990.

Segundo o meteorologista do Instituto, Mozar de Araújo Salvador, mestre e doutor em Climatologia, causas naturais e antrópicas (ou seja, causadas pela ação humana) são as principais responsáveis pelo fenômeno. “Alguns exemplos de causas naturais são a própria variação natural do clima e fatores astronômicos, como a variação entre a distância da terra e o sol”, explica. “Como causa antrópica, temos o aumento do desmatamento e a urbanização desordenada.”

publicidade

Em relação a temperatura global, em uma série com mais de 100 anos, “os 5 maiores recordes foram os registrados nos últimos 10 anos, sendo o ano de 2020 o mais quente de todos até então” explica o meteorologista.

A principal causa para o aumento das temperaturas no mundo é a constante emissão de gases de efeito estufa que levam ao aquecimento global, afirmam pesquisadores do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas.

 

Como podemos amenizar a situação?

 

Considerando as observações do IPCC, uma das formas de conter o avanço do aquecimento é reduzir a emissão de carbono, por meio de atividades industriais e de ocupação urbana mais eficientes e sustentáveis.

“Dessa forma, é necessário pensar em criar “microclimas”, de forma a aumentar as áreas verdes nas cidades e diminuir as queimadas, preservando florestas e recuperando áreas degradadas”, orienta Mozar.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.