SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Invista no posicionamento digital da sua empresa com o Estúdio SContime!CLIQUE AQUI
Sexta-feira, 28 de janeiro de 2022
Clima

Previsão do tempo é para final de semana com calor acima de 35 graus

Defesa Civil fez alerta sobre os cuidados com a saúde em condições extremas.

Itajaí - SC, 14/01/2022 09h30 | Atualizada em 14/01/2022 09h32 | Por: Redação | Fonte: Epagri/Ciram / Defesa Civil Itajaí
Foto: Daiana Brocardo / Praia do Atalaia, Itajaí.

O final de semana promete ser de temperaturas altas em todo o Estado. Especialmente no Oeste, permanece o tempo seco e temperatura bem elevada na maior parte dos dias.

Segundo a Epagri/Ciram, esta sexta-feira (14) será com mais nuvens da Grande Florianópolis ao norte e abertura de sol no Oeste e Meio-Oeste. Entre a tarde e noite pancadas de chuva e trovoada especialmente do Planalto ao Litoral, com risco de temporal localizado e chuva moderada por alguns momentos.

No sábado (15) aberturas de sol e podem ocorrer pancadas de chuva do Meio-Oeste ao Litoral, além de trovoada entre a tarde e noite, com risco de temporal localizado. No Oeste, tempo mais seco. Entre sexta e sábado a previsão é que as temperaturas máximas cheguem passar dos 35 graus em algumas regiões, no período da tarde, com umidade relativa do ar de 30% a 40%.

Já no domingo (16) o sol aparece em todas as regiões. Do Planalto ao Litoral, pancadas de chuva e trovoada entre a tarde e noite, com risco de temporal localizado. No Meio-Oeste, chuva isolada no início e fim do dia. Temperatura continua bem elevada especialmente no Oeste.

 

publicidade

Alerta da Defesa Civil

Em Itajaí, a Defesa Civil emitiu um alerta para que a população tome os devidos cuidados e se previna contra a onda de calor e sol intenso previstos para o final de semana. As temperaturas devem ultrapassar os 35ºC a partir desta sexta-feira (14) com previsão de duração até a próxima terça-feira (18).

A onda de calor ocorre devido à atuação de um bloqueio atmosférico que impede o avanço de novas frentes frias pelo estado. Por isso, Santa Catarina enfrentará uma onda de calor, com dias consecutivos de calor intenso e clima mais abafado. Ainda haverá o registro de chuvas irregulares, devido ao aquecimento atmosférico e disponibilidade de umidade no ar.

O calor extremo requer cuidados com a saúde e atenção redobrada com crianças, idosos e gestantes. A massa de ar quente pode provocar mal-estar, rápida desidratação, fadiga, enjoos e até tonturas. Por isso, a orientação é que se consuma bastante água e mantenha os ambientes arejados.

Durante a tarde, ocorre a elevação acentuada da temperatura e, por isso, a população deve reforçar os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde pública. São estes: uso do protetor solar, evitar exercícios físicos de no período mais crítico do dia (entre 10h e 16h), além de consumir uma alta quantidade de líquidos para evitar a desidratação. Em caso de emergência com a saúde, os moradores acionar o Samu pelo número 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

A previsão para toda Santa Catarina é que as temperaturas tenham máximas de 35º C em algumas cidades do Extremo Oeste e Litoral. No Baixo e Médio Vale do Itajaí a temperatura deve ficar próximo aos 40º C.
Apesar do alerta para forte onda de calor, a previsão pode mudar com o passar dos dias, inclusive com a ocorrência de temporais isolados. 

 

 

Leia mais

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.