SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Quinta-feira, 02 de dezembro de 2021

COLUNISTAS

Beatriz Formanski

Educação assertiva: sem palmada e sem castigo

20/10/2021 09h00 | Atualizada em 20/10/2021 13h58 | Por: Beatriz Formanski
Divulgação/Internet

Conversar sobre educação assertiva é de fato urgente. Durante anos fomos criados com uma violência normalizada e com diversos medos e restrições que ainda imperam sob os nossos comportamentos. Tudo isso com a melhor das intenções, com certeza. Não é a intenção que está em debate aqui, mas sim as consequências a médio e longo prazo de uma educação com palmadas e castigos. “Ao usar de violência com uma criança estamos dizendo a ela que para ser aceita e amada está tudo bem receber violência daqueles que ela ama”, explica a psicanalista Ananda Figueiredo.

Apesar da educação violenta as crianças sobrevivem. Sobreviver é importante, mas será que queremos só isso? Somente sobreviver? Gerar adultos com medos e frustrações que poderiam ser evitadas. Adultos que “deram certo” apesar de. Apesar de castigos, apesar de palmadas, apesar de palavras agressivas, apesar de. “Uma criança é capaz até de deixar de amar a si mesma para continuar amando seus pais”. Durante a nossa conversa, a Ananda compartilhou essa frase de um autor desconhecido que me marcou muito.

“Falar é fácil, quero ver agir de forma assertiva quando a criança tá fazendo birra na frente de todo mundo”. Talvez isso tenha passado pela sua cabeça durante essa leitura. Pois é, durante a conversa com a Ananda isso também passou pela minha e foi justamente a pergunta de uma ouvinte. Como ser assertivo na maternidade e paternidade real? Aquela verdade nua e crua. “Antes de sermos pais e mães somos seres humanos. Pessoas que precisam aprender a lidar com emoções e sentimentos como raiva, irritação e estresse. Saber respeitar os seus limites e realmente compartilhar isso com a criança”, completa.

Ananda Figueiredo é autora do livro “Nua: sob a capa de supermãe”, psicanalista e mãe da Luiza. A conversa na íntegra você confere aqui:

 

 

Entre em contato comigo:

Instagram – @beatrizformanski
Facebook – @bia.formanski
E-mail –  beaformanski@gmail.com
 

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.