SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Domingo, 24 de outubro de 2021

COLUNISTAS

Beatriz Formanski

Solitude como a apreciação da própria companhia

19/10/2021 09h49 | Atualizada em 19/10/2021 18h19 | Por: Beatriz Formanski
Divulgação/Internet

Você não gosta de ficar sozinho? Tem dó de ver alguém almoçando sozinho, por exemplo? Se a resposta foi positiva para as duas proposições, talvez isso revele mais sobre como você lida com a solidão. Segundo a psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Vera Laconelli, a capacidade de lidar bem com a solidão é uma aquisição estrutural na existência humana. “A solitude é a competência de estar só com você mesmo e desfrutar dessa experiência de um jeito satisfatório", explica.

“É uma ilusão acreditar que o convívio com as pessoas possa minar a solidão estrutural que temos de nascer e morrer sozinhos”. Para isso, encarar a solidão e fazer laços de qualidade é o melhor caminho. Lidar com o silêncio, ausência de ruídos e demandas do outro só é prazeroso quando existe paz interior.

Infância determinante

Quem nunca ouviu ou viu pais que não aceitam deixar os filhos sozinhos. Adquirir a capacidade de lidar bem com a solidão, transformando-a em solitude, é um processo que se inicia na infância. Para Vera, os pais devem criar um espaço seguro para que a criança possa brincar, mas também proporcionar que as brincadeiras solo possam acontecer como forma de aprendizado e apreciação da própria companhia.

Você assiste abaixo o programa com a participação da Vera Laconelli em uma coreflexão sobre o assunto:

Entre em contato comigo:

Instagram – @beatrizformanski
Facebook – @bia.formanski
E-mail –  beaformanski@gmail.com
 

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.