Segunda-feira, 17 de junho de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

4 de novembro: Arleu ganhou pontos, mas...

05/11/2023 10h00 | Por: Denis Luciano
Ricardo Guidi e Clésio Salvaro em um dos vários momentos de ontem / Divulgação

Clésio Salvaro (PSD) viveu um de seus grandes momentos enquanto prefeito de Criciúma neste sábado. Fez o que se esperava do 4 de novembro, nos 98 anos da emancipação: uma sucessão de atos para entregar investimentos importantes, legados históricos para a cidade, e pavimentar um cenário positivo a favor do seu escolhido para 2024.

Nos vários discursos, inúmeras menções diretas, outras várias indiretas, às virtudes do atual governo conectadas a Arleu da Silveira (PSDB, ainda). Que o secretário ganhou pontos com os atos de sábado, é inegável. Ele saiu mais forte na sua pré-candidatura à prefeitura. Mas há fatos relevantes a serem levados em conta.

E esses fatos foram cristalizados no coreto que desde ontem leva oficialmente o nome da brilhante e saudoda Edna Gaidzinski Bastos, na Praça do Congresso. Ali estavam abrigadas as principais forças da cidade. A maioria, obviamente, alinhada a Salvaro. Mas o contraponto também estava representado.

Ricardo Guidi (PSD) não demonstrou qualquer desconforto com as farpas ouvidas durante o dia. Discursou nos atos em nome do governador Jorginho Mello (PL) e, do seu jeito, marcou presença como principal contraponto atual aos projetos de Arleu e Salvaro. Não fomentou qualquer confronto e não desperdiçou as chances de elogiar o atual prefeito e suas conquistas.

E nem poderia ser diferente. O Mirante Realdo Guglielmi é incontestável. Um golaço. O Parque Astronômico é uma façanha. A Praça do Congresso, um novo parque com todas suas mazelas devidamente superadas. Salvaro entregou rotundos legados, que deverão ser impecavelmente bem cuidados por seus sucessores. E Guidi mostrou saber disso. E evidenciou que quer ser parte disso.

Em um dos atos, Guidi fez, o que não é novidade, uma exaltação às conquistas dos tempos do seu pai. Citou as estradas abertas por Altair Guidi. Em seguida, Salvaro lascou um "meu pai não foi prefeito" para guindar outros temas. Muitos perceberam a sublinhada farpa. 

A força da estrutura de Salvaro / Arleu versus a aparente timidez polida de Guidi. Os principais panos de fundo com olhos na eleição de um sábado histórico. O próximo 4 de novembro, o dos 99 anos, já será com um prefeito eleito. E daqui a dois anos, o desafio será fazer um grande, um inesquecível centenário. Seja quem for, a responsabilidade está colocada.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.