Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Amin avança para ter Salvaro no PP

27/04/2023 22h50 | Por: Denis Luciano
Salvaro e Jorginho falando de política no almoço desta quinta em Floripa

O PSD já não é mais o favorito absoluto para receber a adesão de Clésio Salvaro. De saída do PSDB, o prefeito de Criciúma está no radar do PP. E para um projeto que promete ser grande.

"Vemos no Salvaro o perfil adequado, maduro e estadualizado para ser o nome do PP para a eleição majoritária em 2026", assegura o deputado estadual José Milton Scheffer. Autorizado pela cúpula progressista, Zé Milton foi o portador do primeiro convite a Salvaro, que reagiu com a habitual gratidão dessas ocasiões.

A ofensiva do PP ganhará corpo a partiir dos próximos dias. O senador Esperidião Amin, um dos pouquíssimos conselheiros ouvidos com atenção por Salvaro, vai insistir para ter o prefeito no PP. Reafirmará a proposta de Zé Milton e a ampliará: dirá a Salvaro que ele terá toda a autonomia para impor o ritmo do novo PP, que já se preparar para um futuro com novas lideranças pós-Amin. Ou seja, a família do ex-governador prepara a passagem efetiva do bastão da sigla.

Isso anima Salvaro. E outro tópico que será sublinhado por Amin: o prefeito terá recepção calorosa de uma base sedenta por novidades em todos os 295 municípios catarinenses. A capilaridade do PP é outro trunfo apontado pelos progressistas para convencer Salvaro. E a intenção é que ele já faça toda essa articulação estadual visando as eleições municipais de 2024, interferindo e determinando rumos do PP para formar as bases visando a futura eleição ao Governo do Estado.

"O PP precisa ter chapa competitiva em 2026, e o Salvaro tem portas abertas para fazer essa construção aqui no Progressistas", destacou Zé Milton. Já houve algumas conversas entre Amin e Salvaro, mas esse diálogo ganhará corpo. E mais um argumento que o PP considera um trunfo é poder oferecer um espaço que o PSD não tem. Amin realçará que, entre os pessedistas, Salvaro dividirá espaço com João Rodrigues, Napoleão Bernardes e o próprio aliado de proa, Julio Garcia.

E uma migração de Salvaro para o PP poderá mexer, e bastante, no quadro eleitoral da região. Candidatos de cidades vizinhas serão acompanhados ombro a ombro caso o prefeito de Criciúma esteja no partido, e isso anima alguns, vários. A aguardar os próximos e promissores capítulos.

Tudo isso, ou boa parte disso, Salvaro compartilhou no almoço desta quinta-feira com o governador Jorginho Mello (PL) na Casa d´Agronômica. Em resposta, ouviu que "seja qual for, a escolha será boa".

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.