Em um ato com mais de 400 presentes de Forquilhinha, Criciúma e Nova Veneza, prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD) botou o bloco na rua nesta quarta-feira (15) visando a eleição da Coopera. "Fizemos uma consulta sobre o que as pessoas pensam da eleição da cooperativa, e a maioria apontou pelo sentimento da mudança", afirmou. "Por isso, nossa posição está fechada, teremos uma chapa de oposição", confirmou, depois do encontro que lotou o CTG Tio Chico.
O escolhido para liderar a chapa é Ricardo Ximenes. Secretário de Administração em Forquilhinha e braço direito do prefeito, Ximenes terá um vice da região do Caravaggio. "Temos muitos apoiadores, virá uma chapa forte aí", garantiu Neguinho.
É tradição em Forquilhinha que a eleição na Coopera ajuda a desenhar o cenário para a disputa à prefeitura. Não será diferente em 2024. A cooperativa deverá eleger seu presidente até março. O atual, Walmir Rampinelli, já tem sua chapa: Rogério Feller para presidente e Odo Daltoé para vice. Odo é do PDT, do deputado Rodrigo Minotto e do vice-prefeito Valcir Matias, o Chile, que está rompido com o prefeito Neguinho há mais de um ano.
Neguinho em férias
Esse novo movimento do prefeito em direção à eleição da cooperativa avizinha a sua licença. Ele tirará férias de oito dias a partir da próxima segunda-feira (20). Em seu lugar, assumirá o presidente da Câmara, vereador Valdeci Figueiredo (PDT), com o aval do vice-prefeito Chile.
Não é a primeira vez que Neguinho pratica esse gesto. Em fevereiro de 2022 ele se licenciou por 10 dias e deixou a prefeitura nas mãos do então presidente da Câmara, vereador Célio Elias (PT).
Mas há quem interprete o movimento de agora da seguinte forma: Neguinho pavimenta o caminho para Valdeci apoiar Ivone Minatto (PSD) para a presidência do Legislativo em 2024. Ocorre que, pelo acordo prévio, o presidente seria Dinho Rampinelli (PL), com os votos de PP e PDT. Mas com a possível mudança de voto do presidente Valdeci, que ao que tudo indica está de saída do PDT (o PSDB pode ser seu destino), Neguinho voltaria a ter maioria, com 5 votos contra 4 da oposição, e assim faria da vereadora Ivone a presidente. A conferir os próximos capítulos.
Denis Luciano
Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.
Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br