Segunda-feira, 20 de maio de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Aos conselheiros tutelares, Salvaro trata sobre crianças que trabalham

11/01/2024 16h30 | Por: Denis Luciano
Salvaro deu posse aos dez conselheiros tutelares de Criciúma / Divulgação

O prefeito Clésio Salvaro (PSD) entrou em um espinhoso debate durante discurso aos conselheiros tutelares de Criciúma, na posse dos mesmos nesta quarta-feira (10). Ele tratou sobre trabalho infantil.

"Às vezes, denunciamos um pai que pega o seu filho e coloca para ajudar na sua atividade econômica, como se ele fosse um bandido, como se ele tivesse colocado essa criança no caminho errado da vida. Não, se é para ajudar, tem que ajudar o pai e a mãe em casa, não pode haver problemas nisso", afirmou o prefeito.

Salvaro não esqueceu que há leis que vedam tal prática. O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), respaldadas pela Constituição, consideram ilegal qualquer trabalho para menores de 14 anos. "Temos um conjunto de normas, de leis que devem ser cumpridas, mas a vida real, como ela é, esta sim deve ser observada", ponderou. "O problema está quando o pai usa a criança para colocar no descaminho. Senão estaremos condenando uma geração ao tráfico, é isso que está acontecendo", completou.

No mesmo discurso, Salvaro pontuou que essa reflexão não pode ser ideológica. "O centro do debate são as nossas crianças e adolescentes, é dar a eles um caminho certo", observou. Ele pediu aos conselheiros apoio para ajudar o Município "onde o poder público muitas vezes não alcança", relacionou as entidades estruturadas para acolher e apoiar menores em Criciúma e arrematou lembrando que "não faltam escolas, nem vagas, para os pais e mães que querem trabalhar, tem vagas nas creches". 

"É preciso separar o ideológico da vida real, como ela acontece", finalizou.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.