Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Com aval de Michele e Jorginho, Dalvania está no PL

28/02/2024 18h15 | Por: Denis Luciano
Dalvania com Daniel, Michele e Jorginho / Divulgação

Com a intermediação do deputado federal Daniel Freitas (PL-SC), a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, finalmente está filiada ao PL. Depois de meses de especulações, ela assinou a ficha na tarde desta quarta-feira (28) na sede nacional do PL, em Brasília. A ficha foi abonada pela ex-primeira-dama Michele Bolsonaro acompanhada pelo governador Jorginho Mello.

Era esperada a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas como o ato ocorreu na sede do PL, e o presidente nacional Valdemar Costa Neto encontrava-se no prédio, não foi possível. Cabe lembrar que há uma medida restritiva para que Bolsonaro e Valdemar não estejam juntos.

Sobre Dalvania no PL, ela vem projetando a migração de até três vereadores de Içara, mas previsões mais realistas indicam a possibilidade de serem dois: Davi Nazário e Duca Zata (que está secretário municipal). 

Dalvania tem demonstrado confiança de que continuará com o PP como parceiro, mas já há reações no partido. O assunto chegou rapidamente à sede estadual no fim da tarde, e lideranças reiteraram o desconforto que é percebido na base, onde há ruídos e não existe unanimidade em torno da manutenção da parceria com a prefeita.

Um dos raciocínios feitos no que restará do PP de Içara é que Dalvania, com composição encaminhada com Alex Michels (PSD) para vice, teria o Progressistas como um apêndice sem espaço na majoritária, o que frustra os partidários históricos em função da relevância que o 11 sempre teve nas eleições içarenses.

Não serão tão pacíficos quanto a prefeita espera os próximos movimentos junto ao seu ex-partido. Mas a filiação era questão de pouco tempo. Dalvania age como bolsonarista contumaz, e não é de hoje. Embora seja PP desde a juventude, no PL ela encontra-se em casa no ambiente atual. 

Fica a curiosidade sobre a etapa posterior da trajetória de Dalvania. Favorita absoluta à reeleição em Içara, ela tinha, via PP, um projeto para buscar cadeira de deputada estadual em 2026? Terá esse espaço no PL, que já tem Jessé Lopes estadual e dois federais em Criciúma, podendo receber um terceiro?

É provável que a migração retarde os planos futuros da prefeita. O tempo dirá.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.