Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Com filiação de Bia Vargas, PT do Sul ganha força

08/12/2023 20h05 | Por: Denis Luciano
Bia Vargas com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, nesta sexta, em Brasília / Divulgação

Conforme antecipamos na Rádio Cidade em Dia, Bia Vargas acertou sua filiação ao PT. Ela participa, em Brasília, da Conferência Nacional Eleitoral do Partido dos Trabalhadores e o ingresso dela no partido vinha sendo costurada há meses.

Empresária de Içara, onde reside no Bairro Esplanada, Bia militava no PSB havia anos, pelo qual havia concorrido a vice-prefeita em 2020, com Alex Michels (PSD), deixando boa impressão na eleição içarense. Em 2022, quando preparava-se para concorrer a deputada federal, foi guindada à condição de vice na chapa ao Governo do Estado encabeçada por Décio Lima (PT).

Décio teve um papel importante na adesão de Bia ao PT. Na véspera de arrematar o ingresso na sigla, os dois reuniram-se no gabiente dele, na presidência do Sebrae, e realçaram a fina sintonia dos tempos da exitosa campanha eleitoral, na qual fizeram história: com Décio e Bia, a esquerda chegou pela primeira vez em um segundo turno em Criciúma.

Bia e Décio reuniram-se nesta quinta no Sebrae, em Brasília / Divulgação

Bia Vargas deixou o PSB em maio, alegando que vinha sendo alijada de discussões partidárias desde logo após a eleição. A sua indicação para vice teve um certo ruído, já que o presidente do seu ex-partido, Cláudio Vignatti, trabalhava pela indicação de sua esposa, Marcilei Vignatti, para compor a chapa com Décio. A escolha por Bia mostrou-se acertada e ela teve desempenho elogiável na campanha.

Atualmente, ela contava com convites de PDT e PSol mas estava muito inclinada pelo PT. A filiação foi encaminhada após uma conversa nesta sexta, em Brasília, com a presidente nacional Gleisi Hoffmann. O presidente Lula participará da Conferência neste sábado e, em um dos atos da programação, no Congresso de Mulheres do PT, a filiação de Bia será formalizada. 

Ela está no radar, preferencialmente, para ser candidata a vereadora em Florianópolis, embora já tenha sido especulada para concorrer em Criciúma e Içara. Uma participação majoritária não está nos planos pois ela entende que precisa de um mandato, depois de duas tentativas como vice.

A adesão de Bia, embora ela vá transferir domicílio para Floripa, reforça o PT do Sul, carente de representatividade desde o declínio eleitoral que tragou mandatos na Alesc como os de Décio Góes e José Paulo Serafim, bem como as investidas de Milton Mendes de Oliveira e o período de Jorge Boeira deputado federal pelo partido.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.