Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Criciúma tem 319 moradores de rua: 185 não são daqui

06/02/2024 21h30 | Por: Denis Luciano
Vereador Nícola levantou dados do Governo Federal sobre moradores de rua / Divulgação

O vereador Nícola Martins (PSDB) apresentou um relatório muito interessante que ilustra com dados a crítica situação dos moradores de rua em Criciúma. São 319 pessoas nessa condição, conforme dados colhidos em relatório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. "São números oficiais, mas sabemos que são mais", comentou.

Desses 319, 185 não são daqui. Vieram de outras cidades e estados, enquanto 126 se dizem de Criciúma e 8 de outros países. Outro dado alarmante: dos moradores de rua pesquisados, 69 não disseram como ganham dinheiro, enquanto 64 confessaram que atuam como pedintes.

Para sublinhar sua posição de que é necessário oferecer trabalho a essas pessoas, Nícola apontou que 258 dos 319 moradores de rua de Criciúma têm entre 20 e 49 anos, "idade ótima para trabalhar". São 266 que já tiveram algum trabalho com carteira assinada, e as três causas mais citadas para estarem nas ruas são desavenças familiares, drogas e alcoolismo e, em terceiro lugar, desemprego.

Ao buscar esses dados, o vereador tenta colocar conteúdo na discussão que se avolumou a partir do polêmico vídeo do prefeito Clésio Salvaro, no qual ele aciona o secretário de Assistência Social, Bruno Ferreira, para retirar da rua um homem que estaria alcoolizado e dormindo ao relento. Segundo foi antecipado no vídeo, ele teria sido encaminhado à república, onde tomou banho, se alimentou e foi levado para trabalhar na capina das ruas da cidade.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.