SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

SCTODODIA no e-mail >>>ASSINE A NEWS!
Terça, 28 de novembro de 2023

COLUNISTAS

Denis Luciano

Eleições 2024: a primeira pesquisa é a que fica!

20/08/2023 20h00 | Atualizada em 20/08/2023 23h13 | Por: Denis Luciano

A primeira pesquisa da eleição 2024 em Criciúma, divulgada na sexta-feira pela Rádio Cidade em Dia e Tribuna de Notícias, repercutiu dando que abre espaço para novas que virão. O próprio Incope já tem acordo com o TN para mais duas ao longo dos próximos meses, além de já ter anunciado que em setembro será a vez de Forquilhinha. E pedidos não faltam, na Amrec inteira, para entrar na fila logo.

Cabe salientar que a pesquisa já publicada abre alas para o que vem por aí: é natural que a grande característica seja o total distanciamento do eleitorado. Será digno de questionar qualquer cenário diferente de uma indecisão superior a 50% na estimulada, ou mais de 80% na espontânea.

E o eleitor se coloca distante do jogo por dois fatores evidentes: o primeiro, a distância da eleição e o crescente desencanto da população, compreensível; e o segundo, a dificuldade que Clésio Salvaro (PSD) tem em indicar um sucessor. Afinal, um prefeito que se coloca uma aprovação tão alta (não esconde ter pesquisas apontando mais de 80% de aceitação) não conseguir fazer disparar com solidez um candidato da sua preferência é no mínimo curioso.

E não será em curto prazo que isso aparecerá. A indecisão, apontada com precisão, confiança e primazia pelo Incope, seguirá sendo a baliza dos levantamentos transparentes. Não existem fatos que justifiquem nada diferente disso. O grande sinal dado pela pesquisa de sexta-feira é a necessidade de posicionamento claro: ou quem vai para o jogo diz com evidência que vai, ou Salvaro abençoa logo o seu escolhido, ou Guidi fecha logo o time onde efetivamente estará, ou os indecisos continuarão por muito tempo formando o time mais coeso dessa eleição que, de antemão, já era a que se avizinhava mais indefinida. Agora, então, o tom está dado: que a classe política saia o enrosco onde ela própria se colocou e clareie de vez o jogo.

E como a primeira pesquisa é como primeira impressão, é a que fica, a primeira impressão já está carimbada. O que vier agora será para comparar e confirmar: oito de cada dez votos estão totalmente abertos.

Entrevistas: nesta segunda, Acélio

O projeto Eleições 2024 da Cidade em Dia, que começou em 1º de agosto, receberá nesta segunda-feira o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande (PSDB). Ele falará nesta segunda-feira (21), no quadro das 8h no Em Dia com a Cidade.

Relembre o resultado da pioneira pesquisa da eleição em Criciúma clicando aqui.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.