Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Empresa de Criciúma vai desassorear o Rio Sangão

31/07/2023 22h00 | Por: Denis Luciano
Rio Sangão sofre com cheias, problema que vai acabar com o desassoreamento / Foto: SCTodoDia / Arquivo

Saiu o resultado da licitação do desassoreamento do Rio Sangão. Uma empresa de Criciúma foi a vencedora do certame lançado pela contratante, a prefeitura de Forquilhinha. Trata-se da Visani Terraplanagem e Construções Ltda, com sede na Quarta Linha, contratada pelo valor de R$ 5.385.794,90 para executar os primeiros oito quilômetros da limpeza.

A ordem de serviço será entregue no próximo dia 4, sexta-feira, e de imediato a empresa acima citada começará os trabalhos, com meta de conclusão em janeiro de 2024. A prefeitura estima que oito mil viagens de caminhão serão necessárias para arrematar essa etapa do serviço.

Cabe lembrar que, com razão, a prefeitura de Forquilhinha quer que Criciúma pague a metade da conta. Afinal, no trecho a ser limpo o rio é o limite entre os municípios. Logo, uma metade para cada lado. É justo que Clésio Salvaro (PSD) destine ao seu colega do outro lado do rio exatos R$ 2.692.897,45. O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves (PSD), já anunciou que, se o pagamento não for amigável, irá à Justiça cobrar a conta.

Forquilhinha irá além no projeto. Buscará a licença ambiental para levar adiante o desassoreamento por mais 18 quilômetros em direção a Maracajá. Para os próximos dias, a comissão formada pela comunidade para acompanhar o processo, e presidida pelo líder comunitário Gustavo Duminelli (morador do Sangão, em Criciúma), manterá reuniões com os prefeitos Salvaro e Anibal Brambila (PSD), de Maracajá. O desassoreamento vai permitir uma vazão adequada do rio tirando as comunidades ribeirinhas do risco de enchentes.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.