Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Exclusivo: ex-funcionário da Dexco estima demissão em massa

31/07/2023 23h30 | Por: Denis Luciano
Dexco começou a demitir funcionários menos de 1h depois de desligar fornos

Assim que acataram a determinação da Dexco, de desligar os fornos da chamada RC2, a antiga cerâmica Eldorado na Quarta Linha, os funcionários foram chamados para reuniões por representantes da diretoria. Houve, de pronto, uma breve explicação a respeito da chamada "desmobilização" da unidade, e, logo após, começaram os comunicados de demissões.

"Acho que não sobrou ninguém", contou um dos recém demitidos por volta das 23h20min, assim que foi, com inúmeros colegas, encaminhado ao setor de Recursos Humanos para fazer os trâmites da dispensa. Os fornos foram desligados por volta das 22h30min. Quem conhece o segmento cerâmico sabe que o desligar de fornos para produção dificilmente acarreta um retorno, embora a sinalização da empresa de que esta seja uma situação transitória, até que o cenário econômico melhore.

Ainda não está claro para os funcionários recém demitidos o que efetivamente ficará operando na RC2. Especula-se que sejam, por mais alguns meses, os setores de polimento e retífica, que utilizam-se de menos mão de obra que a produção em si das peças. Como já vinha sendo previsto ao longo da tarde, nesta terça-feira (1) o mês de agosto inicia sem a produção de uma peça sequer de cerâmica, algo inédito na história dessa unidade que viveu seu auge sob a batuta do antigo Grupo Cecrisa.

Pelas informações que vem apanhando, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Cerâmicas e de Construção Civil calcula que mais de 200 demissões deverão ocorrer no universo de cerca de 350 funcionários que atuavam na RC2. Os que ficarem serão, na sua maioria, transferidos para a chamada RC1, a Portinari, na BR-101, também pertencente à Dexco.

A assessoria do prefeito Clésio Salvaro comunicou que o diretor da Dexco, Rodrigo Guedin, irá ao Paço Municipal nesta terça-feira, às 8h, para prestar mais esclarecimentos sobre as operações do grupo em Criciúma.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.