Domingo, 19 de maio de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Fontana é sondado para concorrer a prefeito em Criciúma

09/11/2023 23h15 | Por: Denis Luciano
Fontana é agente consular da Itália, foi secretário de Estado e já presidiu a Acic / Divulgação

Foi uma conversa embrionária, mas extremamente emblemática. Olvacir Fontana recebia na noite desta quinta-feira (9), como é praxe, um grupo expressivo de empresários e lideranças da região em seu castelo no distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, para um jantar com o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert.

Conversa vai, conversa vem, as pautas regionais dominavam. Necessidades, caminhos, alternativas de desenvolvimento, onde é melhor agir, o que é preciso para um crescimento sustentável e articulado.

Eis que, a certa altura, um dos convivas pediu a palavra e lançou: "Fontana, você tão preocupado com a região, com tanta experiência e ideias, por que não ser lançado candidato a prefeito em Criciúma?". Os presentes se olharam, os cochichos elevaram-se para um diálogo mais aberto sobre a possibilidade.

Ele ouviu a todos

Fontana, cauteloso como de hábito, ouviu a todos, recebeu várias palavras de incentivo, colheu feedbacks sobre suas atividades coletivas e regionais que não vêm de hoje. E não disse muito a respeito, mas deixou a impressão de que pensará no assunto. E só o fato de uma liderança do naipe do empresário Olvacir Fontana considerar a hipótese, já oferece uma perspectiva que pode encontrar adeptos: o outsider, que não precisa da política para viver, realizado profissionalmente, empresário sólido e bem sucedido, sem maiores vínculados partidários...

Todos esses foram fatores levados em conta por pessoas que testemunham o encontro dessa noite e saíram com o sentimento de que uma semente pode estar plantada.

Projetou a Via Rápida

Ex-presidente da Acic, Fontana teve uma experiência na vida pública. Foi em 2006 quando, a convite do então governador Eduardo Pinho Moreira, assumiu a Secretaria de Estado do Planejamento.

No seu período, montou o projeto da Via Rápida, lançado com pompa e circunstância na ocasião mas que só saiu do papel em 2011, sendo a rodovia entregue em 2017. É, hoje, uma realidade indiscutível, e que tem a digital de Fontana.

Fontana na passagem da presidência da Acic em 2014, com o vice-presidente da República, Michel Temer, presente

Reuniões famosas

Não é de hoje que Fontana faz do seu castelo uma espécie de embaixada informal dos interesses regionais. Convida os grandes empresários, os líderes e faz movimentos que, nos bastidores, geram repercussões.

O governador Jorginho Mello foi um dos convidados recentes que, ali, ouviu pautas da região e abriu portas para soluções do Sul a partir de um dos tantos encontros promovidos por Fontana.

Fontana na praça

Encontrei Fontana no último sábado. O entrevistei na Rádio Cidade em Dia, durante os atos de entrega da revitalização da Praça do Congresso. Falamos de desenvolvimento da cidade na área central. "A Praça do Congresso precisava dessa revitalização pois cada vez mais pessoas estão usando praças", frisou. Lembramos que Fontana conhece bem a região, pelos empreendimentos que a construtora dele já ergueu na região.

"Isso deixa a cidade mais humanizada. Antes, não existiam muitos edifícios no entorno. Hoje, os mais belos estamos aqui. Estamos socializando, colocando mais famílias em volta da praça. A verticalização faz isso, socializa ambientes, deixa as pessoas mais próximas. As pessoas moram em apartamentos, descem e curtem a praça, as pessoas ficam mais unidas, é qualidade de vida", destacou.

Ainda no bate papo, tratamos sobre a Agência Consular da Itália, da qual ele é titular na região. "Já trouxemos o cônsul, visitou pessoas, esse ano esteve aqui a consulesa Eugênia, que assumiu em Curitiba, e começamos aqui a fazer passaportes. Fazemos em torno de 100 por mês e ainda tem fila de oito meses. Esse pessoal estava abandonado, estamos atendendo agora, resgatar essa relação, dar essa condição para quem quer viajar, trabalhar e trazer mais riqueza para a região", finalizou.

No link abaixo, a entrevista com Fontana no último sábado na Praça do Congresso:

 

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.