Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Jorginho reza, Salvaro rumo ao PSD, Guidi articula

16/04/2023 17h50 | Por: Denis Luciano
Jorginho buscando bênçãos em Içara

O governador teve um domingo movimentado. Começou rezando em Içara e depois cultivou a boa gastronomia no Caravaggio.

Jorginho Mello foi a presença ilustre no Dia da Divina Misericórdia no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, pela manhã. Foi ciceroneado pelo bispo Dom Jacinto Flach e pelo reitor do Santuário, padre Antônio Vander. E asseadiado por inúmeros prefeitos de toda a região, que foram, a convite, inaugurar a bonita Praça das Bandeiras. Ali, com o deputado federal Daniel Freitas à tiracolo, rezou e bastante. Freitas contará os detalhes nesta segunda, às 8h, no estúdio da Cidade em Dia.

As rezas em Içara são bem necessárias. Ocorre que, nos próximos dias, Jorginho terá um desafio e tanto na Alesc: fazer passar o Universidade Gratuita sem sobressaltos. O governador prometeu para os próximos dias encaminhar a pauta, mas há desavenças à vista: o lobby das instituições privadas e o montante elevado que o projeto exigirá estão entre as questões, além da óbvia constatação de que ensino superior é, constitucionalmente, responsabilidade da União.

Jorginho com Daniel Freitas, Dalvania Cardoso e Jandir Soratto

Depois das orações, Jorginho saiu de Içara e foi almoçar na casa do empresário Olvacir Fontana no distrito de Caravaggio. Ali, ouviu alguns apelos, vários pedidos e fechou uma novidade: o ex-presidente do Sindicato da Indústria Cerâmica (Sindiceram), Otmar Müller, será o novo presidente da SC Gás. Otmar afastou-se do sindicato em fevereiro, pois já estava convidado, e agora ele e o governador bateram o martelo. É uma importante conquista para a indústria cerâmica regional. Afinal, o gás natural é importantíssimo na produção das cerâmicas. Ter uma política de preços ajustada é fundamental.

Salvaro e Julio

No sábado, Clésio Salvaro (PSDB) levou o deputado e amigo Julio Garcia (PSD) para visitar obras em Criciúma. Foram às inaugurações da praça do Ana Maria e do Centro Comunitário do Cristo Redentor. E vistoriaram o elevado que liga Ana Maria e Cristo Redentor, em fase final de construção.

Conversaram muito. Pavimentaram mais um pouco o caminho de saída de Salvaro do PSDB. Depois de duas décadas, poderá voltar a ser correligionário de Julio Garcia. Foram do PFL, tomaram rumos distintos e, agora, não será surpresa se Salvaro migrar para o PSD, embora há quem aposte no rumo do PL.

Mas, no PSD, Salvaro bloqueará Ricardo Guidi, na intenção do deputado federal de ser candidato a prefeito. E Salvaro poderá reforçar o seu projeto, de ter Arleu da Silveira (PSDB) para a sua sucessão, com um vice do PSD, o vereador Salésio Lima. Salvaro no PL seria uma coexistência improvável (pra não dizer impossível) com a deputada Julia Zanatta, presidente do partido em Criciúma e estrela em ascensão entre os liberais.

Ricardo Guidi batendo bola

O roteiro de Ricardo Guidi no sábado foi de candidatíssimo. Não bastou posar ao lado de atuais vereadores tucanos que querem estar com ele em 2024 (Toninho da Figueira, rumo ao PSD, e Nícola Martins, a caminho do PL). Ricardo discursou como candidato (no mesmo evento onde Salvaro e Arleu estavam) e até bateu bola com a criançada do projeto social do vereador Juarez de Jesus (PSD).

Na sexta, Guidi passou pela convenção do MDB criciumense. Ocupou lugar de honra ao lado do ex-governador Eduardo Moreira e do vereador Paulo Ferrarezi, novo presidente municipal do partido. Na foto com Ferrarezi, Guidi parecia bem à vontade e dando aquela brecha para especulações.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.