SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 01 de março de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Luto: Morre, aos 90 anos, o empresário Zefiro Giassi

15/12/2023 05h15 | Atualizada em 15/12/2023 08h18 | Por: Denis Luciano
Seu Zefiro na festa de 90 anos, em 29 de junho / Divulgação

Faleceu por volta da 1h da madrugada desta sexta-feira (15), em sua residência em Içara, o empresário Zefiro Giassi, 90 anos. Seu Zefiro estava de volta ao convívio familiar desde o útlimo domingo (10), depois de passar algumas semanas internado em Porto Alegre.

O velório começa às 8h30 no Santuário de Içara com missa de despedida às 16h30min.

Dono de uma das mais ricas trajetórias empresariais de Santa Catarina, teve início de vida bastante humilde. Foi professor e guardou com orgulho, por toda a vida, a bicicleta que usava nos tempos em que se deslocava pelas estradas empoeiradas de Içara para lecionar Matemática nas comunidades rurais. Nessa época, foi também vereador em Içara pelo PSD, sendo um dos membros da primeira legislatura na emancipação do Município.

Percebeu, ainda nos anos 50, habilidade para vendas de secos e molhados. Assim, abriu seu primeiro estabelecimento, que deu origem à rede de supermercados Giassi e o atacarejo Combo Atacadista. Participou da abertura de todas as 17 lojas do Giassi e vinha muito empenhado na rede Combo, que chegou a entregar 5 unidades e participou do lançamento da sexta da rede, que está em construção na Rua Araranguá, em Criciúma.

Trabalhador infatigável, foi frequentador diário da Rede Giassi até os últimos tempos. Comemorou 90 anos no último dia 29 em grande estilo, entre familiares, amigos e funcionários. Sempre referenciado como um chefe digno e humano, foi reconhecido neste ano pela ADVB com o prêmio Personalidade de Vendas, em um ato de relevância estadual que tornou-se grande homenagem ao seu legado.

Católico fervoroso, seu Zefiro doou à Diocese de Criciúma as terras que deram origem ao Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, para o qual muito contribuiu. Era, também, filantropo ativo, embora não gostasse de dar publicidade às inúmeras ações benemerentes que praticava.

O seu filho Osni publicou, na madrugada, em sua rede social, uma série de fotos ilustradas por um laço preto indicando o luto da família, que ainda não se pronunciou sobre detalhes da partida de seu Zefiro.

A Rádio Cidade em Dia fará, ao longo do dia, inúmeras homenagens à memória de Zefiro Giassi, levando ao ar às 16h a reprise do Programa Dante Bragatto Neto com entrevista gravada em junho último com ele.

 

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.