Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Mais vereadores em Criciúma: presidente não vai propor

10/01/2024 14h45 | Por: Denis Luciano
Jair Alexandre está em segundo mandato e estreia na presidência da Câmara / Divulgação

Recém eleito e empossado presidente da Câmara de Criciúma, o vereador Jair Alexandre (PL) não irá propor o aumento do número de cadeiras no Legislativo. Nem ele, nem os demais três componentes da nova Mesa Diretora: o vice Obadias Benones (Avante) e os secretários Geovana Zanette (PSDB) e Miri Dagostim (PP).

"A Mesa Diretora não vai colocar esse assunto em pauta", confirmou Jair, hoje, na Cidade em Dia. "Mas se algum vereador quiser colocar o assunto na pauta, daí sim vamos fazer tramitar a proposta", explicou.

Criciúma conta com 17 vereadores, mas a regra permite, em proporção à população, aumentar para 21. O vereador Toninho da Imbralit (PSDB), líder do governo Salvaro na Câmara, é o principal articulador do acréscimo. O novo presidente não é contra. "Eu acho importante esse ajuste, pelo tamanho que Criciúma tem e pela representatividade", observou Jair.

Veio do Paço uma sugestão de "evitar o desgaste" de empunhar essa bandeira em ano eleitoral, e o tema parece perder força. A certa altura, o acréscimo de quatro cadeiras contou com ampla maioria no Legislativo, mas ultimamente os vereadores estão mais tímidos ao tratar do tema.

Outra pauta que poderá ser levantada é o aumento dos salários e a mudança da forma de gestão das verbas de gabinete. "Temos até junho para mudar isso. Abrimos mão de reajustes desde a época da pandemia e, se for olhar a lei, um vereador deve ganhar 50% do salário de um deputado estadual", sublinhou o presidente.

Sobre as verbas, a ideia que corre nos bastidores é não mais fixar o número de assessores por vereador (um ou dois), mas sim estabelecer um valor máximo que poderá ser empregado na contratação de quantos auxiliares o parlamentar achar adequado.

Em meio às dúvidas sobre salários e números de vereadores, uma prioridade está certa para o novo presidente: ele quer iniciar a construção da nova sede. "Terminar não vou conseguir, serão ao menos dois a três obras de obras", projetou. Mas Jair almeja lançar a licitação, cravar a pedra fundamental e ver o novo prédio sair do chão na Avenida Santos Dumont.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.