Sábado, 18 de maio de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Mais vereadores em Criciúma: recuo à vista

26/12/2023 16h15 | Por: Denis Luciano
Vai perdendo força a mobilização pelo aumento do número de vereadores / Divulgação

Embora o recesso, as próximas semanas prometem efervescência na Câmara de Criciúma. A forte ação de bastidores que vem sendo feita para aumentar o número de vereadores vai sofrer um breque. Tanto o ainda presidente, Salésio Lima (PSD), quanto o futuro, Pastor Jair Alexandre (PL), receberam uma "luz alta" oriunda do Paço Municipal.

Ambos foram orientados a não levar adiante a discussão, sob pena de má repercussão na opinião pública. Salésio já não estava disposto a isso, e sempre fomentou o discurso de só ser favorável ao aumento de 17 para 21 vereadores se houvesse consenso. Não colocou em pauta a possibilidade de oficializar o acréscimo ainda na sua gestão.

Já o seu sucessor vinha mais enfático na abordagem. Chegou a dizer, na Rádio Cidade em Dia, que colocaria sim o acréscimo em pauta para apreciação do plenário provavelmente em fevereiro. A orientação veio de alguém de alta patente no Executivo (não o prefeito, mas próximo dele) e, por conta disso, com grande ingerência entre os vereadores, em especial da base aliada.

O principal articulador do aumento de cadeiras, Toninho da Imbralit (PSDB), vem tratando do tema com entusiasmo há pelo menos três meses nos bastidores e em algumas entrevistas. Sua postura a partir de agora vai sinalizar o tamanho do sinal amarelo (ou vermelho) que veio do Paço.

Pesquisa: 90% contra

A opinião pública também não vem demonstrando entusiasmo por acrescer cadeiras no Legislativo. Na mesma pesquisa IPC contratada pela Rádo Cidade em Dia para apurar a audiência (e que nos deu índices bastante positivos), questionamos a opinião dos criciumenses sobre o assunto.

Entre os 700 entrevistados, 90,1% disseram ter opinião contrária, enquanto somente 9,9% apoiam.

Próximo presidente

O próximo movimento na Câmara será dia 8 de janeiro, quando Salésio renunciará à presidência e, de imediato, será convocada a eleição do novo presidente. Daí, novos ruídos no horizonte, mas isso é assunto para mais tarde.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.