Terça, 16 de abril de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

O caso de Blumenau e a chance de o Brasil punir

05/04/2023 17h45 | Por: Denis Luciano
Centro de Educação Infantil Bom Pastor, atacado nesta quarta em Blumenau / Foto: Reprodução / NSC TV

Ou o Brasil encara o desafio de pesar a mão nas leis contra criminosos, ou continuamos sob um estado de sítio informal imposto pela bandidagem. A qualquer momento, estamos sujeitos a atrocidades maiores ou menores a esta que devastou o íntimo de todo brasileiro de cabeça no lugar nesta quarta-feira (5). Afinal, é absolutamente impossível colocar-se no lugar de um pai, uma mãe que deixou seu filho na escolinha às 7h e voltou depois das 9h para buscar um corpo.

O que aconteceu em Blumenau deveria ser o portal de acesso a uma nova realidade legal neste país. Mas isso já deveria ter ocorrido na atrocidade em Saudades, quando cinco foram mortos em 4 de maio de 2021. Nada mudou de lá para cá. Houve aquela mobilização compatível à repercussão do crime mas depois as vidas seguiram. Inclusive as vidas das famílias, devastadas e que nunca mais se recuperam.

Enquanto isso, o sistema zomba dessas mesmas vítimas com códigos punitivos omissos, leves, desatualizados, enfadonhos e repletos de escaninhos para que oportunistas de plantão driblem o mal que fazem. Que o digam os familiares de Kenefer Maria de Jesus Guimarães, que hoje seria uma mulher de 20 anos. Aos 7, em 1 de maio de 2010, aquela criança de 7 anos foi vítima de um dos crimes mais hediondos da história de Criciúma. O bandido que abreviou essa vida sequestrou, abusou sexualmente, asfixiou a criança e pendurou o corpo dela com a própria calça em um campo de futebol. Esse criminoso estará solto em breve, e ainda jovem, com menos de 40 anos.

Injustificável que bandidos desse naipe estejam à solta. O meliante que matou Kenefer deveria trabalhar pesadamente até o fim da vida por um prato de comida e, obviamente, cumprir pena perpétua sem quaisquer regalias. É o tipo de vagabundo que não tem qualquer condição de viver em sociedade. E em breve viverá. Culpa dessas leis fracas que o Brasil tem.

Logo, a classe política brasileira tem a obrigação de se debruçar sobre esse tema urgentemente. Ou punimos, ou continuaremos de cócoras diante dos bandidos, sendo humilhados por eles o tempo inteiro. O canalha que matou quatro inocentes em Blumenau nesta quarta não merece menos que uma prisão perpétua nos mesmos moldes descritos acima. Mas há um sério risco de, em menos de uma década, já estar perambulando por aí, para cometer novas atrocidades. Essa é uma falência moral do Brasil.

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.