Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Perdemos o grande Silmar Vieira, um cara diferenciado

19/03/2024 10h40 | Por: Denis Luciano
Silmar Vieira no Cidade Entrevista em abril do ano passado / Reprodução

Conheci o Silmar Vieira em seguida que cheguei em Criciúma, lá por 2007. Pouco antes de eu chegar na Rádio Eldorado, ele havia migrado para a Rádio Transamérica. Nas idas e vindas, nos encontramos na Eldorado em 2013. Pude compartilhar da convivência com ele por três anos. Hoje, com apenas 50 anos, esse craque partiu. Foi morar no céu.

Pouca gente conheci na vida que gostava tanto de conversar quanto o Silmar. E como ele tinha assunto. Sabia muito de tanta coisa não por conjectuar, mas por estudar. Era um autodidata formidável. Nunca vi alguém fazer rádio com tanto conteúdo.

Ele era tão estudioso que foi a fundo ao câncer que o abateu. Há três anos, quando começou a perceber que algo havia de errado na "máquina", devorou livros e sabia de tudo sobre o tal peritônio, a membrana onde infelizmente tudo começou. 

Quis muito trazer o Silmar aqui na Cidade em Dia para contar a sua história. E conseguimos. Foi em 4 de abril do ano passado. Uma verdadeira aula, de resiliência, de resistência, de vida. E de como encarar a vida. Ele reconheceu que a relação com os filhos melhorou, e contou como se deve, na sua perspectiva, encarar a morte.

E o Silmar foi fiel às suas palavras. Como contou sua esposa Luciana a amigos, logo após a triste notícia na manhã desta terça-feira, Dia de São José, o Silmar partiu como gostaria de partir. Ou seja, fez tudo o que estava ao seu alcance. Lutou e, principalmente, estudou. Encaminhou os filhos Augusto e Catarina. E deixa uma legião de fãs, entre os quais me incluo.

Abaixo, uma foto de um churrasquinho lá de 2009 no interior de Siderópolis onde, ainda jovens, dividimos mesa com os amigos Douglas Nazário, Charles Cargnin e João Manoel Neto. Ali no cantinho, do lado do Silmar, o nosso amigo Álvaro, que era motorista do Jornal da Manhã.

Em homenagem à memória do Silmar, a Rádio Cidade em Dia retransmite nesta terça, às 16h, o programa Cidade Entrevista no qual ele conta sua trajetória.

 

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.