SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024

COLUNISTAS

Denis Luciano

Vereador quer compensar carros e combustíveis por árvores

11/12/2023 11h15 | Atualizada em 11/12/2023 14h19 | Por: Denis Luciano
Vereador Manoel Rozeng propõe compensar carros e combustíveis por plantio de árvores em Criciúma / Divulgação

Uma ideia do vereador Manoel Rozeng (PP) promete render bom debate na Câmara nesta segunda-feira (11) em Criciúma. O Projeto de Lei (PL 95/2023) "determina aos postos de combustíveis e às agências e/ou concessionárias de veículos automotores movidos a combustíveis fósseis, a compensar, por meio do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, a emissão de dióxido de carbono (CO²) e dá outras providências".

A proposta tem amplo viés ecológico, moderno, diferenciado. Porém, parece bem acima das condições de um país como o Brasil. Encontra-se muito mais com nações avançadas e não tão complexas em suas mazelas econômicas. 

Adiante no projeto: "para cada veículo automotor seminovo ou novo vendido, as agências e/ou concessionárias deverão comprovar o plantio de três árvores nativas da Mata Atlântica". E o vereador Rozeng propõe, ainda, que o plantio poderá ser executado pela agência ou concessionária ou por intermédio de empresas credenciadas pela Diretoria de Meio Ambiente.

Está exposto, ainda, que os plantios deverão ocorrer em áreas de preservação permanente, praças, parques, canteiros ou outros ambientes a serem designados pelo Executivo. Caso a lei seja descumprida, o infrator está sujeito a multa de um salário mínimo por árvore não plantada.

Na justificativa, o vereador expõe uma série de dados inquietantes sobre os efeitos do CO² emitido pelos automóveis na atmosfesra. Ele aponta que, em centros urbanos como o nosso, 40% das emissões resultam de queimas de gasolina e óleo diesel.

Será interessante analisar a posição de cada vereador e, mais que isso, que exista de fato um debate. É um tema que exige discussão. A provocação é válida.

 

Denis Luciano

Denis Luciano

Denis Luciano é jornalista e radialista com 28 anos de experiência em rádio, TV, jornal e web em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de professor universitário. Apresentador e coordenador da Rádio Cidade em Dia.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.