Chegamos à metade da fase classificatória do campeonato catarinense da Série A, e notamos algo que há anos não acontecia há vários anos, clubes do interior despontando na frente dos grandes do cenário esportivo catarinense.
Em cinco rodadas, o Hercílio Luz chega aos 13 pontos, em quinze possíveis, com quatro vitorias e um empate. A rodada marcou a saída de dois treinadores, Paulo Foiani, deixa o Juventus na lanterna da competição, e com o clube levando em casa, uma goleada pelo placar de 5x0.
O mais vexatório e para o Avaí, o clube conquistou o acesso para a serie A do brasileirão, renovou contrato de Claudinei Oliveira, e na temporada não decolou, perdeu a Recopa Catarinense, jogando em casa para o Figueirense, no catarinense, venceu apenas o Barra, logo empatou com o Juventus, jogando em Jaraguá do Sul, e no sábado (5), perdeu para o Próspera que no meio de semana havia vencido a Chapecoense, a péssima campanha, culminou com a demissão do treinador.
Olhando a tabela de classificação, com o Hercílio Luz em primeiro lugar, na sequência, Camboriú e Concordia, fato que os três clubes até pouco tempo se degladiavam por uma vaga na primeira divisão e chegam na quinta rodada, com a permanência garantida na serie A do ano que vem, ou seja, se os “grandes” não se cuidarem, vai ter clube fazendo o mesmo caminho que o Criciúma fez em 2021.
O grande candidato nesta seleta lista, e o Joinville, com serias dificuldades fora de campo, o torcedor do único octa-campeão catarinense, já faz as contas para não cair para a segunda divisão, e para aumentar o desespero do seu torcedor, clubes como Avaí e Figueirense mesmo com campanha abaixo do esperado vaio fazer de tudo para não cair.
Logo entram no rol, Juventus e Barra que ao lado do Joinville tem seis rodadas para não cair, aí me perguntam por que não colocar o Próspera, mesmo ele com seis pontos, claro que corre riscos, mas com quatro pontos a frente de Juventus e Joinville.
Outro caso que chama atenção, são os clubes classificados para disputar a Serie D do Brasileiro, neste caso Juventus e Próspera, ambos não fazem boa campanha, e podem ate mesmo desistir da disputa, ou seja, abrindo vaga na ordem para Joinville e Concórdia, no pior das hipóteses, pela crise vivida no tricolor do norte, o Hercílio Luz poderá até ser convidado, confesso que não sei se vale muito a pena, mas se os cardeais entenderem que sim, quem sou eu para dar pitaco contra.
O foco é seguir o planejamento, ou seja, buscar a vaga na Serie D via competição deste ano, e jogar em 2023, queimar etapas não é necessário.
Rádio Cidade Tubarão
Locutor e Produtor Multimídia da Rádio Cidade Tubarão. Por aqui muito esporte. Contato: eduardoventuratb@gmail.com Instagram: @eduventuranarrador
VER COLUNAS