SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Sábado, 22 de janeiro de 2022

COLUNISTAS

Eduardo Ventura

Retrospectiva do que rolou no campo e na quadra em 2021

31/12/2021 11h50 | Atualizada em 03/01/2022 14h24 | Por: Eduardo Ventura

Em minha primeira coluna aqui no portal do SCTODODIA, neste último dia do ano, vou avaliar o que foi o esporte tubaronense no campo e na quadra em 2021.

O futebol é o carro chefe, sempre no início da temporada esportiva. Logo, temos o campeonato catarinense da Série A, e no ano de 2021, o Hercílio Luz fez o seu retorno, vindo de um vice-campeonato de série B, em 2020.

Uma campanha de altos e baixos, classificação na última rodada, com um jogo heroico contra o Joinville, com o gol no apagar das luzes, marcado por PH, decretando a vitória colorada por quatro a três. Ainda na competição, o time foi punido TJD/SC, por escalar o lateral Alison de forma irregular, com a perda de três pontos e multa pecuniária de R$ 15 mil reais, sendo reduzida para R$ 2 mil reais, no STJD.

Para piorar, os seus jogos contra a Chapecoense foram anulados, obrigando o clube do oeste a enfrentar o Figueirense. Considerando a perda dos pontos, o time ainda conseguiu permanecer entre os grandes.  No segundo semestre, o clube anunciou que formaria uma parceria, terceirizando o departamento de futebol. Já na Copa Santa Catarina, liderou a primeira fase, alcançando a marca de quatro vitórias consecutivas, mas acabou caindo nas semifinais para o Juventus de Jaraguá, empatando fora de casa, sendo derrotado diante do seu torcedor.

 

Do outro lado dos trilhos, o clube iniciou a temporada 2021 disputando a Copa SC 2020, não vencendo nenhuma partida. Mas a disputa valeu por uma única situação: revelou o lateral Wesley, hoje no sub20 do Flamengo. O jogador, inclusive, atuou na ultima rodada do Brasileiro da Série A, onde o rubro negro enfrentou o Atlético Goianiense. 

Com rumores que não iria disputar a segunda divisão, o clube contrariou os críticos, e foi para o embate, mesmo com uma equipe com média de 23 anos de idade. Em campo, o Peixe demorou a deslanchar, quando Abel Ribeiro assumiu o comando técnico, após a demissão de Isaque Pereira, as vitorias e os gols apareceram. Com altos e baixos, o Peixe correu o risco de cair para a terceira divisão, terminando a competição em sexto lugar, ao vencer o Guarani de Palhoça, com um placar de um a zero.

Em quadra, o Tubarão Futsal não conseguiu alcançar os seus objetivos. Na Taça Brasil de Clubes, onde foi sediante, parou nas semifinais para o Minas TC, perdendo a vaga na decisão da prorrogação. Tal fato foi o suficiente para a diretoria do clube ficar com "uma pulga atrás da orelha" com o técnico Sérgio Lacerda, que após cinco rodadas na Liga Nacional de Futsal, acabou sendo dispensado.

O clube chegou a perder doze atletas, dispensou, e remontou uma equipe em meio a disputa da competição nacional. Em resumo, “levou fumo”, como diziam os antigos. O desacerto foi maior que o acerto, sendo eliminado pelo Cascavel, que ao fim da competição se tornou campeão. Longe do quarto lugar em 2020, o clube tubaronense ficou em 11º lugar na classificação geral. Na série Ouro, o Tubarão não conseguiu chegar às semifinais da competição, encerrando em sexto lugar. E para finalizar o ano, a vexatória eliminação nos Jogos Abertos, em um grupo com três cidades, o primeiro avançava, e este não foi a cidade azul.

Neste novo ciclo, espero que os esportes se renovem, sem promessas e sofrimento para aqueles que gostam, torcem e apoiam os clubes da nossa cidade. O esporte tubaronense não merece ser coadjuvantes, mas sim, ser destaques no cenário esportivo de forma positiva, não virando motivo de piada e chacota.

Eduardo Ventura

Rádio Cidade Tubarão

Locutor e Produtor Multimídia da Rádio Cidade Tubarão. Por aqui muito esporte. Contato: eduardoventuratb@gmail.com Instagram: @eduventuranarrador

VER COLUNAS

MAIS LIDAS

Em breve

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.