Adoro ler. Quando criança ganhava muitos livros de presente, e os devorava com uma fome inexplicável, talvez daí venha minha paixão por ouvir histórias. Lembro de um livro que ganhei quando tinha 7 ou 8 anos, que se chamava “O livro das Virtudes para Crianças”, adorava esse livro.
Ele era bem ilustrado, grandão, letras grandes, uma capa com brilho. Lembro que volta e meia lia e relia todas as histórias. Dentro deste livro, que conta com adaptações de fábulas de Esopo, e diversas outras histórias, são abordadas as virtudes de caráter, de maneira lúdica para que as crianças possam entender.
Estes dias achei um PDF do tal livro na internet, pois o meu eu não faço ideia de onde esteja. A versão foi atualizada algumas vezes, mas, na minha, há uma adaptação da fábula do pequeno pastor e do lobo, onde um pastorzinho, para se divertir, inventa algumas vezes que um lobo está devorando as ovelhas dele e todos correm para o ajudar. Enquanto isso ele ri, pois tudo não passava de uma brincadeira.
Esses dias descobri que a vida de vendedor é igual a este conto. Existem os pastores (vendedores) que fazem o seu trabalho honestamente, sem mentir e nem prejudicar os outros. E existem os que mentem, os que prejudicam os colegas, parceiros, clientes e até a própria empresa em que trabalham. Ambos alimentam as suas ovelhas, ambos as vendem depois.
O problema está no método. O método ultrapassado de que para eu rir, alguém precisa chorar, ou passar raiva. A banda não toca assim, pelo menos eu acho que não deveria. Até porque quanto mais você mente, menor a sua credibilidade junto aos seus. E isso a longo prazo vai te atrapalhar. Você vai passar a não ter mais a confiança e vai levar para o mesmo barco quem não compactua com você.
O vendedor leva a alcunha de mentiroso não é à toa. Alguém fez isso, e o entorno respondeu. O final da fábula ensina, mas é triste. Eu não vou contar para você, sugiro que você leia e tire suas próprias conclusões. Mas, sobre a vida de vendedor, posso te dizer que há uma maneira em que ambos riem e ninguém se prejudica, e ela passa por falar sempre a verdade, por ter empatia, por evitar fazer o errado.
Quer dar risada sozinho? Pode dar, mas saiba que ninguém tem na vida muita paciência para ficar salvando suas ovelhas por aí. Uma hora o lobo vem!
Boa semana e boas vendas!
Vamos alegrar a tarde?
Com experiência de uma década na área comercial, compartilho conhecimento por intermédio das mídias sociais, podcast e YouTube. Para cursos e palestras, contato: 48 99687-2339
Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br