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Quinta-feira, 02 de dezembro de 2021

COLUNISTAS

Erick Gazapina

Demita o cliente ruim

23/11/2021 08h00 | Atualizada em 24/11/2021 15h50 | Por: Erick Gazapina

Demissão de clientes é um dos pilares que os vendedores precisam aprender para trabalharem com mais qualidade!

“Mas como assim Erick?”, você deve estar se perguntando. Todo vendedor tem uma carteira ou funil de clientes, sobre o qual imprime esforços. Entretanto existem clientes que não te agregam, e ainda por cima menosprezam seu trabalho, ficam fazendo leilão de preços, orçam milhares de coisas e nunca compram, etc.

Agora você se questiona, “Ué, mas umas semanas atrás você falou que precisamos atender mais para vender mais”. E este pensamento não muda, porque você precisa atender ao invés desperdiçar tempo, entende? O cliente que não valoriza seu trabalho não merece sequer o seu tempo, que aliás é dinheiro puro, certo?

Time is money, ok?”

Ou seja, sempre que o comprador ficar fazendo leilão, fuja! Se o cliente ficar fazendo orçamentos e nunca fechar, mesmo com todas as condições, fuja! Se o cliente orça com você e sempre leva o preço para o concorrente cobrir, fuja!

 

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Agora, se o cliente for mal educado, não fuja. Neste caso você nem deve visitar. Vou te dar um exemplo de algo que aconteceu comigo, e eu resolvi, de uma vez por todas, veja: eu tinha um cliente que me deixava, às vezes, mais de hora na fila de espera. Quando resolvia me atender, atendia um ali, outro acolá, mandava whatsapp, e-mail, fazia orçamento de outras marcas, tudo na minha frente. No começo eu achava que ele era meu melhor cliente, e fui deixando. Com o passar do tempo, descobri que ele, além de não ser meu melhor cliente, ficava me tirando tempo de venda dos outros clientes, queimava a mercadoria, só comprava o que ele achava que iria vender, nunca dava espaço para outros produtos.

Sabe o que eu fiz? Comecei a não esperar. Se tinha muita gente na minha frente, eu ia embora, se eu ficava muito tempo na fila, ia embora, se eu não tivesse nenhuma oferta de “galinha morta” eu ia embora. Porque só ele queria ganhar. Então, o que eu tinha para ele, eu oferecia, se não tivesse nada, ia embora. Mesmo que a pauta fosse gigante!

Agora você me responde: “Erick, isso é errado!”. Amigo, te digo de coração: vá atrás de quem te valoriza, que o resto vem. Sabe qual o final da minha história? Comecei a vender três vezes mais aos vizinhos, porque passei a prestar mais atenção neles e eles em mim. Minha mãe dizia que “olho grande é só para criar muita remela”.

Meu resultado eu construí na raça! Primeiro você ajuda o cliente uma, duas, três, até 5 vezes. Agora se ele não te ajuda, amigo, faz o simples, demite ele!

Boa semana e boas vendas!

Erick Gazapina

Conversa de vendedor

Com experiência de uma década na área comercial, compartilho conhecimento por intermédio das mídias sociais, podcast e YouTube. Para cursos e palestras, contato: 48 99687-2339

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