SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Segunda-feira, 18 de outubro de 2021

COLUNISTAS

Erick Gazapina

Dois ouvidos e uma boca

20/09/2021 08h00 | Atualizada em 29/09/2021 15h25 | Por: Erick Gazapina

Quando eu era criança, e ao longo da vida, ouvi muito esta expressão: "Dois ouvidos e uma boca". Percebi que, tanto na teoria, quanto na prática, ela não está errado. Além disso, me dei conta de que a mesma teoria também se aplica a vendas.

publicidade

Quando penso sobre o tema, fico imaginando em quantas vezes as pessoas disseram que eu era um bom vendedor porque era “falador”, comunicativo, ou outros termos que usavam para justificar isso. Embora, para você entender que isso não é regra, eu possa te dizer que conheço inúmeros vendedores que falam pouco, ou praticamente não falam.

 

Quando "olho para dentro", acabo confirmando que a minha facilidade na oratória se dá justamente pelo fato de que sempre gostei de ler e de ouvir histórias. Sou apaixonado por informação, por dados, números, mas acima de tudo, procuro sempre ter real interesse no que os outros têm a dizer. Gosto de me conectar de verdade com o meu interlocutor, saca?

 

Em vendas o nome bonito que dão para essa conexão é Rapport, veja que existe um nome e uma técnica para isso, mas eu sempre fiz por feeling - quase todo ser humano faz isso -. Até descobrir que o que eu fazia sem pensar poderia ser feito pensando.

 

Ao passo que formos aprendendo a ver, ou seja, enxergar e ouvir, ou melhor, escutar, tudo o que há ao nosso redor, aprenderemos a nos posicionar, a nos relacionar e a argumentar com as pessoas, é assim! Os seres humanos estão carentes de outros seres humanos que queiram dar atenção verdadeira àquilo que elas têm a dizer, e convenhamos, muitas vezes o silêncio sufoca.

 

Trazendo para vendas, se eu não me esforçar para saber do que você gosta, ou o que está procurando, posso em menos de um minuto perder a oportunidade de te conhecer e consecutivamente, de te vender, sendo chato e/ou tentando oferecer o que você nem veio procurar.

 

Estudos dizem que temos cerca de 30 segundos para causar uma boa primeira impressão em alguém. Sendo assim, não podemos desperdiçar oportunidades. E quando falo isso, estou me referindo tanto na vida quanto nos negócios Então, já que você quer se tornar um campeão de vendas, que tal começar olhando para o espelho e lembrando do que você ouviu durante muito tempo? Não esqueça: "Você tem dois olhos, dois ouvidos e uma boca!"

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.