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Segunda-feira, 29 de novembro de 2021

COLUNISTAS

Erick Gazapina

Quantos “nãos” eu preciso para o meu “sim”?

01/11/2021 08h00 | Atualizada em 29/10/2021 16h44 | Por: Erick Gazapina

Viver de vendas é uma coisa maluca. Além de vivermos um carrossel de emoções durante um mês, precisamos sempre nos reinventar e buscar estratégias para fazer nosso trabalho de maneira mais efetiva. Essas correções de rota são normais quando as coisas não vão bem, principalmente porque a maior arma do vendedor é a sua mente. Uma mente bem trabalhada consegue alcançar resultados incríveis, ao mesmo tempo que pode perder tudo aos 45 do segundo tempo, o grande lance é saber como ela está programada.

Durante alguns anos de rua, pude experimentar as mais diversas sensações, e hoje consigo entender que muitas das nossas gangorras emocionais se dão pela maneira que entendemos o que vivemos. Hoje, eu quero falar sobre a palavrinha que desmotiva todo vendedor, o "não"!

O não pode ter um poder destrutivo se acumulado em excesso, ou nas mesmas condições pode ser uma arma fantástica, dependendo de como sua mente está programada - isso vale não apenas para as vendas, como para a vida -. Mas hoje vou te explicar a maneira como estas pequenas três letras podem te ajudar a vender mais!

Todo vendedor possui um resultado, que é dado pela divisão do número de atendimentos pelo número de vendas que ele faz, a chamada taxa de conversão (já calculou a sua? Se não calculou ainda, faça isso agora, pois será importante). A taxa de conversão diz muito sobre o quanto você aproveita as oportunidades que tem, e pode te dar muito mais dados. Ela pode te dizer o número de nãos que você precisa para atingir seu sim!

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Não entendeu? Eu explico. Suponhamos que sua média é de 10 atendimentos para fechar uma venda, significa que você precisa receber 09 nãos, até que chegue o seu sim. E isso é muito claro, né? Óbvio que sim!

Mas agora me responda: Por que você continua reclamando de receber não dos clientes? Você fala sim para tudo na sua vida? Ninguém é obrigado a fazer nada, Nelson Rodrigues já dizia: “toda unanimidade é burra”, portanto, nem sempre seu produto vai agradar. E convenhamos que “todo mundo” é muita gente, mas isso é papo para outra coluna.

Comece a calcular sua taxa de retenção, faça a sua média, e cada não que receber conte como um passo a mais para sua próxima venda, pois isso é parte do processo. Agora lembre-se sempre que quanto mais você oferece, mais nãos você recebe e você já sabe, o não é só um passo a menos para a próxima venda!

Boa semana, bom início de mês e boas vendas!

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