Se o cliente pede A e você entrega A, ele comprou ou você vendeu? Resposta: ele comprou! Se ele comprou, qual foi o seu trabalho nisso tudo? Zero! O trabalho do vendedor é fazer sempre algo diferente ou a mais do que o cliente pediu, ou, em determinados casos, alguma coisa que ele nem pediu! No caso acima, se você entregar A e B, você já está fazendo o trabalho de vendedor direitinho.
Entenda, se você está em um balcão, e nada contra estar em um balcão, você recebe muita gente que vem até você, e se a pessoa veio até você, 50% do trabalho já está pronto. Se o cliente sabe o que quer, nome, marca e quantidade, já estamos aí com uns 80% do trabalho avançado. Então você vai fazer muito pouco para fechar essa venda.
Mas o que eu faço então? Coloque na sua cabeça: “eu preciso sempre fazer mais do que o cliente pediu, entregar algo melhor, vender um produto adicional”. Assim, você sempre vai melhorar seus resultados.
E quando você trabalha na rua? Chegar de supetão já é chegar vendendo. Se a pessoa não está te esperando, você já está fazendo algo diferente, é só colher os resultados. Entenda, se você fizer a mesma coisa, do mesmo jeito, nos mesmos moldes, de maneira nenhuma está errado, mas, você está perdendo todas as partes legais da venda, que são a criatividade, a argumentação, a negociação e até o improviso que às vezes se faz necessário para fecharmos um negócio.
Vender é persuadir, é convencer, é tirar um coelho da cartola o tempo todo, e isso é apaixonante, é uma “mágica” que nos motiva. Não deixe essa mágica se perder, não deixe que esses seus “superpoderes” se escondam. Você é um super-herói, use isso ao favor do seu cliente, da sua empresa e principalmente, a ser favor! A não ser que você esteja cansado de salvar o mundo.
E aí, você está vendendo ou deixando o cliente comprar?
Boa semana e boas vendas!
Vamos alegrar a tarde?
Com experiência de uma década na área comercial, compartilho conhecimento por intermédio das mídias sociais, podcast e YouTube. Para cursos e palestras, contato: 48 99687-2339
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