Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Fernando Barbosa dos Santos

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

18/01/2024 11h21 | Por: Fernando Barbosa dos Santos
Foto: Reprodução

Na coluna anterior, abordou-se a sustentabilidade e sua importância, uma vez que vivemos em um momento no qual os desafios, tanto locais quanto globais, demandam respostas ousadas e colaborativas. No cerne da nossa busca por um futuro mais sustentável, uma iniciativa crucial foi lançada em 2015 durante a 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU): a Agenda 2030. Nesse documento, apresentam-se os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um roteiro global elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela sociedade civil organizada, apontando o caminho para um mundo mais justo, equitativo e harmonioso até 2030."

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) possuem 17 objetivos que abordam as dimensões Social, Econômica, Ambiental e Institucional, construindo assim um ambicioso roteiro que aborda uma variedade de questões e desafios interconectados. Este conjunto de metas não é apenas uma visão idealista; é, na verdade, um “contrato social” para enfrentar desafios críticos, que vão desde a erradicação da pobreza até a proteção do meio ambiente e a promoção da paz e justiça.

Erradicação da Pobreza (ODS 1): Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS 2): Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Saúde e Bem-Estar (ODS 3): Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Educação de Qualidade (ODS 4): Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizado ao longo da vida.

Igualdade de Gênero (ODS 5): Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Água Limpa e Saneamento (ODS 6): Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Energia Limpa e Acessível (ODS 7): Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8): Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo para todos.
 

Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9): Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Redução das Desigualdades (ODS 10): Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11): Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12): Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis.

Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13): Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

Vida na Água (ODS 14): Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos aquáticos para o desenvolvimento sustentável.

Vida Terrestre (ODS 15): Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir florestas de forma sustentável, combater a desertificação e deter e reverter a degradação da terra.

Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16): Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17): Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável.

Os ODS representam não apenas objetivos, metas e indicadores, mas sim um compromisso coletivo para moldar um futuro sustentável. Cada um tem um papel a desempenhar na realização desses objetivos, seja por meio de escolhas diárias conscientes, apoio a projetos sustentáveis ou advocacia por mudanças significativas. Ao aderir aos ODS, estamos construindo um futuro em que a igualdade é a norma, onde todos têm acesso a oportunidades, e o meio ambiente é preservado para as gerações futuras. Juntos, podemos transformar essas metas em realizações tangíveis, criando um mundo mais resiliente e sustentável para todos.

Fernando Barbosa dos Santos

Fernando Barbosa dos Santos

Fernando Barbosa dos Santos é consultor em Desenvolvimento Sustentável, atuando como advocacy ODS/SDG, plano de desenvolvimento local. Realiza pesquisa na área de desenvolvimento sustentável das cidades, resultando na criação da Simbiose Urbana. Atualmente é coordenador geral do comitê ODS Criciúma que compreende AMREC e AMESC no Movimento Nacional ODS SC.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.