Segunda-feira, 17 de junho de 2024

COLUNISTAS

Fernando Barbosa dos Santos

Sustentabilidade, compreendendo e abraçando o futuro

11/01/2024 11h32 | Por: Fernando Barbosa dos Santos

Vivemos em um período histórico em que a consciência é uma peça-chave na construção do nosso futuro coletivo. A sustentabilidade se destaca em crescente importância na sociedade moderna e reflete a compreensão que nossas ações no agora moldam irreversivelmente o amanhã. Desafios nas dimensões Sociais, Econômicas, Institucionais e Ambientais, como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, pobreza, conflitos e desigualdades de todos os tipos, destacam-se como sinalizadores críticos de que medidas urgentes são necessárias.

A relação entre os sistemas naturais e a vida humana torna-se cada vez mais evidente a delicada e frágil interconexão, sendo necessário um debate e abordagem cuidadosa e equilibrada em relação a esse tema e o antropoceno. A poluição, o esgotamento dos recursos naturais, destruição dos habitats, mazelas sociais e abismos econômicos, não apenas ameaçam a biodiversidade, mas também a sustentabilidade dos modos de vida da sociedade humana.

Nesse panorama, a sustentabilidade emerge como uma resposta plausível e essencial. Não é mais suficiente apenas reconhecer os desafios; é vital agir de maneira proativa e coletiva para buscar a construção de uma sociedade economicamente equilibrada, socialmente mais justa, institucionalmente fortalecida e ambientalmente restaurada.

Preservando para as gerações futuras

No amago da sustentabilidade reside o compromisso e responsabilidade intrínseca de preservar o planeta para as futuras gerações. Este compromisso não é apenas uma escolha de cunho moral ou ético, mas sim uma necessidade para assegurar que o mundo no qual iremos deixar para trás seja tão vibrante e habitável quanto aquele que herdamos. Argumentar sobre a preservação para as futuras gerações é reconhecer que cada ação atual molda o legado que deixaremos.

A busca por práticas sustentáveis não é apenas uma resposta aos desafios do presente; mais sim um investimento no futuro.

Conclusão

Em um mundo onde os desafios sociais, econômicos, institucionais e ambientas se conectam e entrelaçam, o conceito de desenvolvimento sustentável vem como uma resposta essencial para garantir um futuro prospero, justo e equitativo. Nisso ao recapitular a importância da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais, institucionais e ambientais, reconhecemos de forma clara que é necessária uma abordagem cada vez mais contundente e construtiva.

Contudo, a sustentabilidade não é apenas uma teoria ou uma ideia; é uma busca pela ação. Incentivando não apenas a reflexão individual, mas a ação coletiva para promover práticas sustentáveis. Cada escolha, por menor que seja, tem o potencial de criar ondas de mudança. Ao adotarmos uma abordagem consciente em nossas vidas diárias, contribuímos para a construção de um futuro mais sustentável. 

Assim, convidamos cada leitor a se envolver ativamente na busca por um futuro mais sustentável. Juntos, podemos moldar um mundo onde a prosperidade humana se entrelaça com a saúde do planeta, e onde cada ação reflete um compromisso coletivo com um futuro mais sustentável e resiliente para todos. A jornada em direção à sustentabilidade é uma responsabilidade compartilhada e uma oportunidade para criar um legado positivo para as futuras gerações.

Fernando Barbosa dos Santos

Fernando Barbosa dos Santos

Fernando Barbosa dos Santos é consultor em Desenvolvimento Sustentável, atuando como advocacy ODS/SDG, plano de desenvolvimento local. Realiza pesquisa na área de desenvolvimento sustentável das cidades, resultando na criação da Simbiose Urbana. Atualmente é coordenador geral do comitê ODS Criciúma que compreende AMREC e AMESC no Movimento Nacional ODS SC.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.