SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas aéreas >FAZER O CURSO!
Terça, 05 de dezembro de 2023

COLUNISTAS

Gabriel Rodrigues

Dia do Batman: do pior ao melhor filme

15/09/2023 18h19 | Atualizada em 15/09/2023 21h20 | Por: Gabriel Rodrigues

Neste sábado (16), será comemorado o Dia do Batman (ou Batman Day, no original). Este dia serve como uma comemoração dos fãs para com o herói da DC, que é um dos mais emblemáticos dos quadrinhos em toda a história.

O Dia do Batman foi criado durante a San Diego Comic-Con, evento que reúne fãs, quadrinistas e estúdios de cinema, em 2014, para festejar os 75 anos do personagem à época. Devido a disso, reuni todos os filmes do Batman, ranqueando do melhor ao pior longa-metragem do Cavaleiro das Trevas.

9. Batman e Robin
Inesquecível por seus momentos inacreditáveis como os bat-mamilos ou o bat-cartão de crédito, além da grande coloração e infantilização do herói, Batman & Robin não poderia não ficar em último nessa lista, sendo o pior filme do Batman já feito, amargando também como um dos piores de heróis. 

8. Batman - O Homem Morcego
O ano de 1966 foi o auge da carreira de Adam West, que permanece no coração dos fãs do Cavaleiro das Trevas desde então. Vindo do seriado que fez sucesso entre 1966 e 1968, o Batman ganhou seu primeiro filme em 1966, trazendo grande vilões do Batman no filme e atores como Cesar Romero e Burt Ward.

7. Batman Eternamente
Val Kilmer interpretou o Batman, e não foi tão esquecível quanto George Clooney, sendo muito elogiado pelos fãs no papel de Bruce Wayne. Carregando uma premissa interessante, e sabendo formular o enredo sem deixá-lo totalmente infantil, mas ainda colorido, Batman Eternamente é um filme subestimado.

6. Batman: O Retorno
Com o acerto do primeiro filme em 1989, sendo aclamado pela crítica e pelos fãs, Tim Burton volta para dirigir Batman: O Retorno, em 1992, com Michael Keaton reprisando o papel do protagonista. O enredo sombrio, com o clima noir de Gotham se casam perfeitamente, trazendo o Pinguim (Danny DeVito) e sua origem sendo mostrada logo no começo do filme, assim como aconteceu com o Coringa (Jack Nicholson).

5. Batman (1989)
Em 1989, após o Superman de Christopher Reeve ter estreado 11 anos antes e ter sido um grande sucesso, a Warner Bros. apostou em um filme do Batman e deu certo. Batman (1989) traz Michael Keaton como Bruce Wayne e Jack Nicholson como Coringa. O filme reimagina uma nova Gotham, um Batman mais sombrio e uma nova origem para o Coringa, que ainda é muito usada.

4. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
O último filme com Christian Bale no papel, que fecha com chave de ouro uma trilogia incrível, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, lançado em 2012, traz o desfecho que o herói merecia. A construção de uma narrativa mais focada em Bruce Wayne após se aposentar do capuz, faz o filme ser muito especial por carregar mensagens positivas por trás de grandes cenas.

3. The Batman
Com a direção de Matt Reeves, e roteiro assinado pelo mesmo, o filme The Batman foi lançado ainda neste ano, e amplamente elogiado pela crítica e público. Para muitos, é a melhor versão do Batman nos cinemas, superando a de Christian Bale e Ben Affleck. Para outros, é uma das boas versões do herói no cinema, com um ótimo filme, mas não o melhor.

2. Batman Begins
Depois do fracasso dos filmes de Joel Schumacher, a Warner congelou o Batman, mas nos anos 2000, recebeu um grande roteiro de David S. Goyer, e que nunca imaginaria que seria a melhor trilogia de filmes de super-heróis já feitos. Com o diretor em ascensão Christopher Nolan assumindo o filme, e, também escolhendo Christian Bale para o papel, que estava sendo ainda mais reconhecido mundialmente, o novo longa Batman Begins é colocado em prática e lançado em 2005, sendo um sucesso de crítica e público.

1. Batman: O Cavaleiro das Trevas
Cenas marcantes, premissa incrível e atuações impecáveis fazem de Batman: O Cavaleiro das Trevas, o melhor filme do herói, e com certeza, o melhor de heróis já feito desde então. Tendo levado ainda um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, garantido por Heath Ledger por ter interpretado o Coringa, o segundo filme da trilogia é tão obscuro em sua história quanto o próprio quadrinho de Frank Miller de mesmo nome. Este longa-metragem é considerado o melhor do herói e do gênero, o que não é mentira. Vai ser difícil algum outro filme de herói ser melhor que Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Quer me mandar alguma sugestão? Fique à vontade para me chamar no Instagram @gabrielrs211 ou, se eu demorar no pessoal, acione-me na conta profissional @roomcritical

 

 

Gabriel Rodrigues

Sala Crítica

Gabriel Rodrigues Silveira, 21, é estudante de Jornalismo na Unisul (Tubarão) e apaixonado por filmes, quadrinhos, games e séries. Trabalhou em diversos portais de notícias e sites de cinema, como o Observatório do Cinema, parceiro da UOL. Também fundou e é editor-chefe do Critical Room, site especializado em críticas de filmes e séries, um dos maiores de Santa Catarina no âmbito geek e nerd. Atualmente atua em dois veículos de comunicação na cidade de Tubarão.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.