Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Gabriela e Paula

CURITIBA: A capital paranaense e cidade dos parques

10/05/2024 17h08 | Por: Gabriela e Paula

Considerada por muitos como uma das cidades mais desenvolvidas da América Latina, Curitiba oferece inúmeras atrações e é um ótimo destino para o turismo de final de semana ou feriados prolongados. A capital paranaense é um destino muito versátil, com atividades para todos os tipos de viajantes.

Parques maravilhosos e de fácil acesso, museus, restaurantes com excelentes opções de comidas típicas e menus contemporâneos, roteiro histórico que pode ser percorrido em um walking tour gratuito, uma intensa vida noturna com bares animados, passeios de bike e o delicioso percurso de trem até a charmosa cidade de Morretes, passando pela Serra do Mar, proporcionam uma experiência completa ao turista fazendo-o se sentir como se fosse um curitibano de fato.

A primeira impressão é que Curitiba parece não oferecer muitos outros pontos turísticos além da estufa de vidro do Jardim Botânico. Porém, a cidade é atenta ao turismo e desenvolveu ótimos roteiros com uma variedade de coisas para fazer, e a maioria de graça! 

O Centro Histórico de Curitiba preserva os registros históricos de quando Curitiba era apenas a pequena Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, com ruas de pedra e casarios coloniais dos séculos XVIII e XIX. O coração do Centro Histórico é o Largo da Ordem, onde se encontra a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga de Curitiba; e a Praça Tiradentes, é o marco zero da cidade, onde está a Catedral centenária de Nossa Senhora da Luz


Aproveitando o passeio no centro histórico, visite a Rua XV de Novembro, o Mercado Municipal de Curitiba e o Passeio Público, considerado primeiro parque de Curitiba, e onde se encontra o Memorial Árabe, espaço dedicado aos povos árabes.


A Ópera de Arame está também entre as mais famosas imagens de Curitiba. O empreendimento é uma espécie de teatro, sala de concertos e shows localizado dentro do Parque das Pedreiras. Outra estrutura peculiar da cidade é o Museu Oscar Niemeyer. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, no formato que lembra um olho, é um dos maiores museus da América Latina que abriga mais de 2.200 obras de artistas nacionais e internacionais renomados. Nos fundos do fica o Bosque João Paulo II, também chamado de Bosque do Papa, e a sede do Memorial da Imigração Polonesa, uma homenagem ao grupo de imigrantes poloneses.

Os parques e bosques de Curitiba estão entre as grandes atrações de Curitiba. São mais de 33 33 parques e bosques, com entrada gratuita. Alguns parques: Parque Barigui, um dos maiores e mais antigos de Curitiba, Parque Tanguá, onde você encontrará um pôr-do-sol lindo, Parque Bacacheri e Parque Tingui, construído em homenagem aos primeiros ocupantes das terras curitibanas, os índios Tinguis. É no Parque Tingui que fica o Memorial Ucraniano, construído em homenagem ao centenário da imigração ucraniana na cidade. 

A Praça do Japão é uma praça linda localizada nas proximidades do bairro do Batel, que homenageia aos imigrantes japoneses, e o Bosque do Alemão homenageia a etnia germânica, que se instalou na cidade em 1833 trazendo toda a sua cultura e deixando legado.

Se ficar na dúvida sobre o roteiro, a Linha Turismo, especialmente dedicada aos viajantes, pode ser uma boa pedida. A rota é feita por um ônibus panorâmico de dois andares e leva a quase todos os pontos turísticos mais importantes da capital paranaense. São 44km percorridos, 26 paradas com embarque ilimitado em 24h. 

Então, não esqueça do casaquinho e aproveite as dicas! 

Para saber mais acesse: https://www.irmaspelomundo.com.br/post/curitiba-a-capital-paranaense-e-cidade-dos-parques

Intagram: @irmas_pelo_mundo
Tiktok: irmaspelomundo
Youtube: irmãs_pelo_mundo
Blog: www.irmaspelomundo.com.br

Nos vemos no próximo destino! 

Paula e Gabriela 

Gabriela e Paula

Irmãs pelo mundo

Somos irmãs, residentes da cidade de Cocal do Sul, Santa Catarina e adoramos explorar lugares e ter novas experiências. Já viajamos para mais de 12 países e conhecemos 11 estados brasileiros. Apaixonadas por bons drinks, boa comida e estar com amigos. ​ Trabalhamos no ramo industrial e as viagens se tornaram nosso refúgio e nossa paixão. ​ A página no instagram surgiu em 2017 durante nossa viagem ao Peru. Nossa intenção é inspirar as pessoas a terem novas vivências e se aventurarem por esse mundo a fora por meio de publicações de conteúdos autênticos e cuidadosamente selecionados. ​ Sejam bem vindos! ​ Boa Leitura e muitas viagens!

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.