Segunda-feira, 24 de junho de 2024

COLUNISTAS

Gabriela e Paula

REGIÃO VINÍCOLA DE MONTEVIDEO

17/05/2024 11h10 | Por: Gabriela e Paula

No Uruguai há dezenas de vinícolas localizadas principalmente em três eixos de enoturismo: Carmelo e Colônia del Sacramento, Montevidéu e Canelones, Punta del Este e Pueblo Garzón. O país adotou como sua uva emblemática a Tannat, trazida pelo espanhol Pascoal Harriague do sudoeste da França. Graças aos bons resultados na produção de vinhos dessa uva, hoje o Uruguai se intitula o país do Tannat.

As vinícolas em Montevidéu ficam ao norte entre a zona rural da capital e o município de Canelones, cerca de 20 km e 50 km do centro. Uma boa dica é que no Uruguai, o aplicativo Cabify oferece a modalidade Cabify Winery, que cobre 4 horas de passeio a vinícolas, com saída e retorno para o mesmo ponto em Montevidéu. As bodegas Bouza, Carrau, Spinoglio e Pizzorno estão dentro da área de cobertura do aplicativos. Você também pode pedir corrida de Uber e Cabify para vinícolas fora da área de cobertura, porém, não haverá sinal para solicitar a volta. Combine o retorno com o motorista previamente.

Aqui estão algumas boas opções para você programar a visita:

BODEGA SPINOGLIO: Localizada a 22 km do centro, ainda dentro do município de Montevidéu, oferece visita aos vinhedos e à cave, degustação e almoço. Há bicicletas para quem quer rodar pela propriedade e brinquedos para crianças. Você pode escolher entre 2 degustações: a Reserva com 4 vinhos e a Premium com 5 vinhos. Há também 3 opções de almoço: a Experiência Monfrà Reserva (degustação de 4 vinhos seguida de almoço), a Experiência Maridaje (almoço de 4 passos harmonizado com vinhos) e a Experiência Monfrà Premium (degustação de 5 vinhos seguida de almoço) 

BODEGA BOUZA: A 25 km de Punta Carretas, na direção norte, a Bodega Bouza é a mais visitada das vinícolas em Montevidéu. Por ser pioneira no enoturismo em Montevidéu, tem um esquema muito bem organizado de visitas, sendo que a visita guiada por vinhedos, vinícola e adega é gratuita e leva 45 minutos. É preciso agendar seu horário. Durante a visita você pode adicionar uma degustação de 4 vinhos com tapas, realizada na Garagem Bouza, onde está a coleção de carros antigos da família. Também é possível almoçar na bodega com serviço à la carte.

BODEGA CARRAU: Outra vinícola familiar nos arredores de Montevidéu que está a 20 km de Punta Carretas. Os Carrau, provenientes da Catalunha, produzem vinhos desde 1720, e estão no Uruguai desde 1930, dedicando-se a produção de vinhos finos desde 1976. A sede da vinícola ocupa uma casa colonial do século 19, recuperada pela família. A visitação é bem intimista, em grupos de no máximo 10 pessoas. Você visita o pequeno vinhedo da propriedade (os grandes lotes ficam mais adiante, em Canelones) e depois passa por onde é feita a produção do vinho. A estrela desta etapa é a cave, que acumula umidade há 150 anos e proporciona uma temperatura constante de 15 graus o ano inteiro. 

FAMILIA DEICAS: 47 km ao norte de Punta Carretas, no município vizinho de Canelones, a Familia Deicas/Juanicó é uma vinícola bastante preparada para o turismo. Durante a visita você pode optar pela degustação Atlantic com vinhos de vinhedos influenciados pela proximidade do mar, pela visita guiada com degustação ou pela degustação Familia Degas, que inclui a estrela da casa, o premiadíssimo Preludio. Todas opções são acompanhadas de tábuas de frios, pão artesanal e contam com uma degustaçãozinha de azeite. Também é possível agendar almoços, com menus harmonizados e opções à la carte. 

PIZZORNO: Situada em Canelones, mas pertíssimo da divisa com a Montevidéu, a Pizzorno está a 26 km da zona hoteleira de Pocitos-Punta Carretas. É uma bodega que pode ser visitada pela manhã ou à tarde. São três degustações disponíveis: Clásica, de 4 vinhos, Premium, de 6 vinhos e Master Class, de 8 vinhos. O almoço de 3 passos com harmonização é precedido por uma degustação Master Class. 

Outras vinícolas próximas a Montevideo: Bracco Bosca (45 km), H. Stagnari (30 km), ‘bodega de autor’ com o tannat mais premiado do mundo, Antigua Bodega (30 km), Varela Saranz (35 km): a mais bonita das vinícolas, com um caminho de oliveiras antigas ao longo dos vinhedos, Familia Moizo (44 km): uma vinícola realmente artesanal, com colheita feita a mão. 

Para saber mais acesse: https://www.irmaspelomundo.com.br/post/uruguai_road_trip_2

Assista nossos dias no Uruguai: https://www.youtube.com/watch?v=DTitNgmKYSg&t=17s

Intagram: @irmas_pelo_mundo
Tiktok: irmaspelomundo
Youtube: irmãs_pelo_mundo
Blog: www.irmaspelomundo.com.br

Nos vemos no próximo destino! 

Paula e Gabriela 

Gabriela e Paula

Irmãs pelo mundo

Somos irmãs, residentes da cidade de Cocal do Sul, Santa Catarina e adoramos explorar lugares e ter novas experiências. Já viajamos para mais de 12 países e conhecemos 11 estados brasileiros. Apaixonadas por bons drinks, boa comida e estar com amigos. ​ Trabalhamos no ramo industrial e as viagens se tornaram nosso refúgio e nossa paixão. ​ A página no instagram surgiu em 2017 durante nossa viagem ao Peru. Nossa intenção é inspirar as pessoas a terem novas vivências e se aventurarem por esse mundo a fora por meio de publicações de conteúdos autênticos e cuidadosamente selecionados. ​ Sejam bem vindos! ​ Boa Leitura e muitas viagens!

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.