Sexta-feira, 19 de abril de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

"Água: um recurso da vida"

25/10/2023 18h08 | Por: Gisele Victor Batista

Sustentabilidade em pauta no Fórum Brasil ODS 2023, com destaque para a preservação da água. Antes de ser um recurso econômico, a água é um recurso para a vida!

Estamos na Década Internacional para o Desenvolvimento Sustentável da Água e precisamos avaliar os desafios e oportunidades que envolvem esse tema, assim como apoiar a ações que possibilitem assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos até 2030.

A água é essencial para a vida em nosso planeta e desempenha um papel fundamental em diversos aspectos. Ela é crucial para a sobrevivência de todos os seres vivos, para hidratação, funcionamento de sistemas biológicos e desempenha um papel importante em processos como a fotossíntese nas plantas. A água é um componente crucial dos ecossistemas terrestres e aquáticos, pois sustenta a biodiversidade e ajuda a manter o equilíbrio ecológico. 

Apesar de aproximadamente 70% do planeta Terra ser coberto por água, a maior parte deste recurso é salgado e não potável. A água doce, que é apropriada para consumo, é limitada em quantidade e qualidade, e enfrenta sérios desafios que vão da escassez à poluição, desperdício, adaptação e resiliência às alterações climáticas, segurança energética, sistemas alimentares sustentáveis e recursos humanos e saúde do ecossistema. 

Atualmente, registram-se cerca de 2 bilhões de pessoas sem água potável de qualidade e 3,6 bilhões sem acesso ao saneamento, embora esses serviços tenham sido definidos como um direito humano essencial, reconhecido pela Resolução 64/292 de 2010 da Assembleia Geral da ONU. A previsão é um aumento para mais de 5 bilhões de pessoas enfrentando problemas de escassez de água, até 2050, de acordo com a ONU Água. No Brasil, apesar de deter 12% de toda a água doce do planeta, tem cerca de 35 milhões de habitantes sem acesso à água potável.

Visando reverter essa realidade, a Agenda 2030 da ONU apresenta 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que o ODS 6 busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento em todas as cidades e assentamentos humanos para que para todas e todos tenham o acesso universal e equitativo. Em todo o mundo, muitas fontes de água estão se tornando mais poluídas e ecossistemas que provêm água estão desaparecendo. Aliado a isso, as mudanças climáticas estão prejudicando o ciclo da água que, segundo dados da ONU, metade do mundo sofre com mais inundações, e um terço enfrenta aumento de secas, assim como o derretimento de glaciares ameaça segurança hídrica e intensifica inundações. O estudo destaca que secas e eventos extremos de precipitação estão causando um grande impacto nas vidas e nas economias ao redor do mundo.

A água é o nosso futuro comum e precisamos de agir em conjunto para a partilhar de forma equitativa e geri-la de forma sustentável. Para que esse recurso natural continue sendo promotor da vida, é essencial a reestruturação e do redirecionamento de políticas públicas e investimentos para alternativas inovadoras que protejam e restaurem rios e bacias hidrográficas, além da produção de dados de qualidade para análise, planejamento e implementação de medidas nesse sentido.

Buscando contribuir com essas discussões, o Fórum Brasil ODS de 2023 traz o tema “Água”, onde a conservação de cada gota, cada rio e cada lago é o caminho para alcançar a erradicação da pobreza, a saúde e o bem-estar, o consumo responsável e a vida terrestre preservada. O evento acontecerá no auditório Antonieta de Barros da ALESC – Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nos dias 26 e 27 de outubro, e contará com 31 convidados para tratar sobre o futuro da água, mudanças climáticas, água e justiça social, benefícios socioeconômicos da universalização do saneamento básico. As inscrições podem ser realizadas através do link: https://forumbrasilods.com.br/.

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!
Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

Fontes de dados:
https://www.un.org/waterforlifedecade/pdf/human_right_to_water_and_sanitation_media_brief_por.pdf
https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/6
https://www.unep.org/pt-br/resources/relatorios/aguas-residuais-transformando-problemas-em-solucoes
https://wedocs.unep.org/bitstream/handle/20.500.11822/9156/Sick%20Water.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://news.un.org/pt/story/2023/10/1821747
https://news.un.org/pt/story/2023/08/1819452https://wedocs.unep.org/handle/20.500.11822/43142

 

Gisele Victor Batista

Sustentabilidade em Pauta

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora Adjunta de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.