Quarta-feira, 19 de junho de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

25 de setembro se comemora o aniversário dos ODS e precisamos falar sobre eles!

27/09/2023 16h45 | Por: Gisele Victor Batista

Você sabia que os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) fazem parte da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), uma iniciativa global que busca ações para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade? Atualmente, os ODS estão entre as principais realizações para se alcançar o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. 

Tudo começou no início dos anos 2000, durante a Cúpula do Milênio, quando foram criados os Objetivos do Milênio (ODM) para atender às principais necessidades dos países mais pobres. Apesar de os ODM ajudarem no atendimento de muitas metas de sustentabilidade, eles eram pontuais e direcionados em 08 áreas, como erradicação da pobreza extrema e a fome; alcançar o ensino primário universal; promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o

HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.

Como os ODM expiraram em 2015, as Nações Unidas buscam promover a adoção de uma nova agenda a ser implementada a nível global e que permitisse um mundo sustentável até o ano de 2030. Desta forma, surgiu a Agenda 2030 da ONU, que ampliou o olhar dos ODM sobre a sustentabilidade para outras áreas importantes como as mudanças climáticas, a diversidade e equidade de gênero, a agricultura sustentável, a redução das desigualdades socioeconômicas dentro dos países e entre eles, a promoção do consumo sustentável, a ampliação da inovação tecnológica e social e a criação de comunidades e cidades inteligentes, além de garantir a paz e manutenção de instituições justas e eficazes. 

Os ODS foram criados em 25 de setembro de 2015, na sede da ONU em Nova York, durante a reunião da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, mas ele é resultado de muitas discussões e negociações que se iniciaram, em 2012, na Rio+20. A Agenda 2030 é formada por 17 ODS, que são detalhados em 169 metas e divididos em 231 indicadores de sustentabilidade.

Os ODS são importantes porque é um compromisso assumido por 193 países-membros, os quais devem mobilizar esforços para promover ações de sustentabilidade em todas as escalas de governo. Ainda, os ODS servem ao fortalecimento da cultura da sustentabilidade no setor privado, fazendo com que indústrias e empresas gerem negócios mais eficientes, responsáveis e sustentáveis, cuidando das pessoas e do planeta. Também, os ODS podem ser praticados por organizações sociais e não governamentais, além de atender a cidadãos que buscam implantar ações de sustentabilidade em sua rotina.

A facilidade de implementação da Agenda 2030 é que os ODS são uma linguagem universal sobre a sustentabilidade a nível global e podem ser adotados por qualquer um e em qualquer lugar do planeta. Por isso, governos, empresas, indústrias e sociedade civil podem escolher um ou mais ODS para seguir e buscar atender a meta que mais descreve a sua realidade.

O importante não é a quantidade, mas a qualidade das ações em sustentabilidade!

Está rolando a Semana ODS na Prática, venha se inspirar!
De 25 a 29 de setembro centenas de pessoas e organizações estão mobilizadas e realizando ações de sustentabilidade para promover a Semana ODS na Prática. A ação é realizada todos os anos em nosso Estado na semana do aniversário dos ODS, e é um convite para colocar a mão na massa por um mundo mais justo, equilibrado e saudável. Confira as ações que estão sendo realizadas pelos signatários do Movimento Nacional ODS SC acessando o calendário de eventos no site do Movimento:

Participe das lives no YouTube do Movimento Nacional ODS SC e fique por dentro das ações ODS de empresas que investem no desenvolvimento sustentável de Santa Catarina:

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!
Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

 

Gisele Victor Batista

Planeta ODS

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.