Quarta-feira, 19 de junho de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

Agenda 2030: o que isso tem a ver com a sua organização?

30/08/2023 17h51 | Por: Gisele Victor Batista

 

A sustentabilidade vem sendo utilizada como uma estratégia empresarial, sobretudo quando o ambiente global dos negócios demanda por ações mais conscientes e responsáveis das organizações. Ser sustentável não se constitui apenas uma opção, mas uma forma inteligente de manter-se ativo numa sociedade que busca a valorização das relações humanas e o cuidado com o meio ambiente.

Para se manter dentro das políticas da sustentabilidade no âmbito corporativo é preciso ir além das obrigações legais e buscar uma governança que incorpore resultados tangíveis e intangíveis na gestão de negócios. Entender o seu papel na transformação socioambiental das comunidades onde está inserida através da entrega de produtos e serviços que façam a diferença na vida das pessoas, deve criar fidelização dos clientes e melhorar o posicionamento da marca perante seus stakeholders (partes interessadas).

Mas qual é o caminho a seguir, quando as empresas precisam incluir nas estratégias de seus negócios as demandas ambientais e sociais, sem perder de vista os aspectos econômicos e produtivos da companhia?

Atualmente, uma das principais políticas para se alcançar o desenvolvimento sustentável é a Agenda 2030, adotada por 193 Estados Membros da ONU (UN General Assembly Resolution 70/1), em setembro de 2015. Ela é oficialmente conhecida como "Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável" e consiste em 17

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas associadas, destinados a enfrentar uma série de desafios globais:
·       Erradicação da pobreza, geração e equidade de oportunidades;
·       Segurança alimentar e agricultura sustentável;
·       Acesso à saúde e educação de qualidade para todos e todas;
·       Igualdade de gênero, raça, etnias e redução das desigualdades entre as pessoas;
·       Energia limpa e renovável, disponibilidade hídrica, saneamento aos assentamentos humanos mais sustentáveis;
·       Padrões sustentáveis de produção e de consumo;
·       Redução ou mitigação das mudanças climáticas e proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres;
·       Crescimento econômico justo e inclusivo;
·       Instituições mais éticas e promoção da paz e das parcerias.

No Brasil, assim como em muitos outros países, a Agenda 2030 tem influenciado políticas públicas, estratégias de desenvolvimento e ações governamentais, além de parcerias com setores da sociedade civil, empresas e organizações não governamentais para promover a implementação dos ODS. É importante lembrar que essas são metas globais voluntárias ao alcance do desenvolvimento sustentável, até 2030, e que podem ser adotadas por qualquer governo, empresa ou cidadão como forma de cooperar com o restabelecimento do equilíbrio no planeta.

Se tornar mais sustentável não é sobre querer atender aos 17 ODS de uma única vez, mas, sim, entender como cada organização funciona e como ela pode contribuir, de forma simples e eficaz, com o melhoramento da qualidade socioambiental de sua comunidade. Se um pequeno negócio otimizar o uso da água, criar um sistema de reciclagem do seu resíduo sólido ou aumentar o número de colaboradoras na empresa, especialmente nos cargos de lideranças, esta organização já estará atendendo aos ODS 6 (Água e Saneamento), ODS 12 (Produção e Consumo Sustentável), ODS 5 (Igualdade de Gênero) e ODS 10 (Redução das Desigualdades), respectivamente, dentre outros ODS de maneira indireta.

Cada vez mais, clientes e investidores estão exigindo que as empresas se posicionem sobre estas questões e estarão atuantes no mercado aquelas que conseguirem desenvolver esta visão estratégica e fazer da sustentabilidade um bom plano de negócios.

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!
Se você ou sua organização pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta! Faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Buscamos a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.
Acesse e faça parte: https://sc.movimentoods.org.br/.

 

Diálogos Pela Sustentabilidade - Tecnologia a serviço da Mudança e Evolução
Hoje, dia 30 de agosto, às 10h, teve live, no canal Youtube.com/MovimentoODSSC, sobre Diálogos Pela Sustentabilidade. O vídeo foi salvo e está à disposição do público. Dessa vez, o assunto em pauta será como a tecnologia está moldando o futuro das iniciativas sociais. O evento contou com a expertise de Carol Andrade, conselheira da Associação Social Good Brasil, que irá abordar sobre os "Mitos e Mudanças na adoção de novas tecnologias por OSCs e Carlos Rodrigo Oliveira, fundador da Edtech Clique Finança irá provocar uma reflexão se a tecnologia é uma oportunidade ou ameaça. Basta cliclar aqui:

 

Siga-me nas redes
 

 

Gisele Victor Batista

Planeta ODS

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.