Quarta-feira, 19 de junho de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

Como a urgência climática está impactando SC? Uma reflexão sobre os debates do Fórum Brasil ODS 2023

08/11/2023 17h30 | Por: Gisele Victor Batista

Nas últimas semanas, presenciamos uma série de eventos climáticos que trouxeram prejuízos econômicos e perdas de vidas humanas em Santa Catarina. Foram mais de 90 municípios catarinenses afetados por fortes chuvas e milhares de pessoas e negócios que ficaram em estado de emergência depois dos temporais. E as estimativas meteorológicas apontam para a intensificação desses eventos, em virtude das ações do fenômeno El Niño, que deve gerar chuvas intensas na região sul e desencadear eventos ainda mais extremos.

Mas o que isso tem a ver com as mudanças climáticas?
Para Lindberg Nascimento Júnior, professor do Departamento de Geociências da UFSC e painelista do 3º Fórum Brasil ODS, já se consegue perceber a influência humana nos ciclos hidrológicos. Segundo ele, o El Niño, que é um fenômeno natural, está sendo potencializado em função das interferências humanas nas atividades climáticas, impactando os sistemas hídricos através do aumento das temperaturas médias globais e, por isso, podemos dizer que o El Niño já não é mais o mesmo.


Foto: Diorgenes Pandini. Lindberg Nascimento Júnior, professor do Departamento de Geociências da UFSC, participou do Painel Urgência Climática e Segurança Hídrica, no Fórum Brasil ODS 2023

Eventos atmosféricos, como os que têm ocorrido em nosso Estado, já são conhecidos e estudados pela ciências, há algumas décadas, por mais excepcionais que eles pareçam para a população. Aliás, segundo Professor Lindberg, Santa Catarina é tida como referência em termos de conhecimento e monitoramento do próprio clima. Então, a grande questão está na gestão do volume de água que cai sobre os territórios, especialmente nas cidades, onde a maior parte delas está altamente adensada e impermeabilizada.

Contudo, apesar dessas catástrofes serem bastante conhecidas e estarem no nosso cotidiano, elas não podem ser mais tratadas como uma normalidade ou um problema a ser resolvido no futuro. É preciso uma visão mais sustentável de produzir a vida no Planeta, garantindo dignidade e segurança para toda a população, sobretudo as mais vulneráveis.

Por isso, investimentos em políticas públicas de qualidade e que atentam à nova dinâmica climática da atualidade, como um Plano de governo para mitigação climática, é um passo importante ao enfrentamento à crise de segurança hídrica em Santa Catarina. Aliado a isso, esse novo cenário de gestão pública precisa expressar uma preocupação com a questão social, imprimindo ações que garantam que as consequências dos desastres antrópicos provocados pelas mudanças climáticas sejam tratados de forma equitativa entre todos os cidadãos catarinenses. As ameaças já são conhecidas e as resoluções também, mas é preciso investimentos e ações para revertermos o panorama atual.

Saiba mais sobre o Fórum Brasil ODS 2023:
Nos dias 26 e 27 de outubro foi realizado o Fórum Brasil ODS 2023 na ALESC – Assembleia Legislativa de Santa Catarina e a sua terceira edição teve como tema a “Água”, onde foram debatidos diversos pontos e perspectivas a partir do ODS 6 – Água e Saneamento. Para saber mais sobre o que foi realizado no Fórum Brasil ODS 2023 acesse o site do Fórum:

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!
Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

 

 

Gisele Victor Batista

Planeta ODS

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.