Segunda-feira, 24 de junho de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

Mudanças Climáticas e Inércia Global: Um Chamado à Ação Frente à Tragédia no Rio Grande do Sul

24/05/2024 15h26 | Por: Gisele Victor Batista
Créditos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil


A tragédia no Rio Grande do Sul nos confronta com a face devastadora das mudanças climáticas: eventos extremos se tornarão mais frequentes e mais intensos. As enchentes catastróficas que afetam a região sul do Brasil são um lembrete cruel dos eventos climáticos que os cientistas têm alertado há anos.


Os relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) informam que o aquecimento global é impulsionado por atividades humanas, como o uso excessivo de combustíveis fósseis, poluição e mudanças no uso da terra, incluindo desmatamento e práticas agropecuárias insustentáveis. Contudo, apesar das advertências claras e repetidas, parece que estamos paralisados diante de um perigo iminente.


A inação de governos e das empresas mais poluidoras do planeta está agravando uma situação já crítica. Estas entidades têm uma responsabilidade colossal na perpetuação da crise climática e na exposição de bilhões de pessoas a riscos aumentados. A tragédia no RS é um lembrete dramático da nossa nova realidade: precisamos urgentemente de resiliência e adaptação, mas quantos municípios brasileiros têm planos de ação efetivos para lidar com os riscos físicos das mudanças climáticas?


A resposta é desanimadora, e a necessidade de ação se faz ainda mais latente, pois as comunidades mais afetadas são, frequentemente, as menos preparadas para enfrentar as consequências desses desastres. A justiça climática não é apenas um imperativo moral, mas uma necessidade prática para uma ação eficaz, comum a todos e todas, e sem deixar ninguém para trás.


Mas por que essa paralisia? Por que, mesmo frente ao rinoceronte cinza de nossas gerações, que são as mudanças climáticas, muitos ainda optam por ignorar o violento impacto em curso? 


A necessidade de resiliência e adaptação nunca foi tão premente e não deveremos alimentar a mentalidade de que tudo isso é resultado da “fúria da natureza”. O planeta só está tentando encontrar um novo equilíbrio, depois de tantas intervenções e alterações nos ecossistemas naturais. 


Apesar de nos sentirmos impotentes, devemos seguir em frente, pressionando governos e grandes poluidores a promoverem ações sustentáveis e que tragam mudanças significativas na realidade imposta. Paralelo a isso, poderemos rever nosso padrão de consumo e reconsiderar nossas escolhas diárias, para torna-las mais conscientes e sustentáveis, contribuindo com a resiliência do Planeta.

ODS em Pauta: Chamado para as empresas acelerarem a implementação dos ODS

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina, instituição âncora do Hub ODS SC, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global e apoio da Aemflo – Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis e da Transpocred, realizará no próximo dia 29 de maio de 2024 (quarta-feira), às 10h, o evento "Como Potencializar negócios através da Agenda 2030 – Chamado para as empresas acelerarem a implementação dos ODS por meio do Hub ODS SC".

Exclusivo para o setor empresarial, o evento tem o objetivo de apresentar e esclarecer às empresas de Santa Catarina, as vantagens e o potencial existente no envolvimento do setor com a Agenda 2030, seus pilares e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As vagas são limitadas, tanto presencial como no online.

Acesse aqui para saber mais e se inscrever.


 

Para saber mais sobre Agenda 2030 e os ODS, visite @harpiameioambiente

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!
Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.
https://sc.movimentoods.org.br

Gisele Victor Batista

Planeta ODS

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.