Sexta-feira, 12 de abril de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

O Poder da Escolha: como sua alimentação está impactando a qualidade climática do Planeta?

03/04/2024 10h14 | Por: Gisele Victor Batista

Está interessado em saber que um único bovino pode ser responsável pela emissão de 70 a 120 kg de metano anualmente, o que se compara ao consumo de 1.000 litros de petróleo, permitindo que um veículo transite por até 12.000 km? 


A influência dos sistemas de produção de alimentos no ambiente e no clima tem sido objeto de extensas pesquisas, evidenciando que a agricultura intensiva, frequentemente ligada aos sistemas alimentares tradicionais, contribui de forma significativa para as emissões de gases de efeito estufa, desmatamento, degradação dos solos e escassez hídrica. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a agricultura representa 18% das emissões globais de gases de efeito estufa, ultrapassando o setor de transportes. Alternativamente, adotar sistemas alimentares responsáveis pode atenuar esses impactos através do incentivo a práticas agrícolas mais sustentáveis e à escolha de uma alimentação mais consciente.


Por isso, a promoção de práticas agrícolas que preservem os recursos naturais, como o solo, água e biodiversidade, e que reduzam a dependência de químicos nocivos, é fundamental. Um sistema alimentar que priorize a sustentabilidade está diretamente alinhado ao ODS 02 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº02), que visa erradicar a fome, assegurar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. Este objetivo inclui a produção de alimentos de maneira sustentável, com menor uso de pesticidas, herbicidas e fertilizantes químicos. 


Ainda, é importante notar que a saúde e o bem-estar humanos estão diretamente relacionados à qualidade dos alimentos consumidos, sendo uma dieta balanceada e saudável é essencial para a prevenção de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. Ao reconhecer a conexão entre a saúde humana e a saúde do planeta, e ao promover escolhas alimentares mais sustentáveis, é possível minimizar os impactos ambientais e climáticos derivados de nossos hábitos de vida.


Cada um pode contribuir para sistemas alimentares mais responsáveis e conscientes, os quais podem ser facilitados através de práticas simples, como:

  • Optar por alimentos locais e de temporada, que demandam menos transporte e recursos para sua produção;
  • Dar preferência a alimentos orgânicos, produzidos sem pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos, beneficiando tanto a saúde quanto o meio ambiente;
  • Minimizar o desperdício de alimentos, planejando refeições, armazenando alimentos corretamente e reaproveitando sobras;
  • Apoiar produtores que adotam práticas de agricultura sustentável, utilizam energias renováveis e focam na redução de resíduos;
  • Reduzir o consumo de carnes e laticínios, optando por alternativas vegetais quando possível.
     

A implementação de sistemas alimentares conscientes contribui para o alcance da Meta 2.4 do ODS 2, que visa assegurar sistemas de produção alimentar sustentáveis até 2030, reforçando a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, entre outros objetivos.

Para explorar mais sobre este tema, visite @harpiameioambiente

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!

Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.
https://sc.movimentoods.org.br

Fonte: https://timeforchange.org/are-cows-cause-of-global-warming-meat-methane-CO2/

Gisele Victor Batista

Sustentabilidade em Pauta

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora Adjunta de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.