Segunda-feira, 24 de junho de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

O Trabalho Mais Importante do Mundo: (Re)Conectar Humanidade à Sustentabilidade.

01/05/2024 08h00 | Por: Gisele Victor Batista

No momento atual, onde enfrentamos desafios ambientais, sociais e econômicos sem precedentes, nos questionamos sobre o papel que cada um pode desempenhar como agente de transformação na teia da vida, e frequentemente, procuramos saber qual seria o trabalho mais importante do mundo para a promoção deste futuro mais sustentável. Não existe resposta certa e ela tende a variar de acordo com a perspectiva de cada um.

Contudo, existe uma tarefa que transcende as barreiras profissionais e coloca cada pessoa no protagonismo das transformações do mundo: a capacidade de impactarmos positivamente a vida de outro ser humano. Certamente, este trabalho não estaria listado em catálogos de empregos ou demandaria altos salários, mas exigiria uma combinação perfeita entre empatia, escuta ativa, justiça social, ética e responsabilidade, qualidades essenciais para fomentar a sustentabilidade em todas as suas dimensões.

A sustentabilidade é muito discutida em termos de impacto ambiental, mas sua importância é igualmente dada diante do nível de nosso comprometimento em criar cidades e comunidades mais resilientes e equitativas para todos e todas. Quando tocamos a alma de outro ser humano, estamos praticando a sustentabilidade na sua dimensão mais profunda, pois exaltar a coletividade e elevar a humanidade são essenciais ao desenvolvimento da sociedade no longo prazo.

Além disso, adotar a pró-atividade e o comprometimento com a sustentabilidade amplia nossa consciência e melhora a nossa interação com nosso planeta e com os outros. Este é o alicerce para uma abordagem de sustentabilidade que busca equilíbrio entre crescimento econômico, cuidados com o meio ambiente e bem-estar e justiça social.

A busca pela (re)conexão entre humanidade e sustentabilidade deve ser um chamado para todos nós, como um convite para vivermos e trabalharmos pelo respeito à vida!

Ao refletirmos sobre o trabalho mais importante do mundo, devemos nos perguntar se estamos prontos para sermos este instrumentos de ação e transformação que o mundo tanto necessita. Por isso, tocar a alma de outro ser humano é, sem dúvida, o trabalho mais gratificante e essencial que podemos desempenhar para cultivarmos relacionamentos humanos éticos e compassivos e cocriarmos uma sociedade verdadeiramente sustentável.

Para saber mais sobre Agenda 2030 e os ODS, visite @harpiameioambiente

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!

Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

https://sc.movimentoods.org.br

Gisele Victor Batista

Planeta ODS

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.