Segunda-feira, 17 de junho de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

Promovendo um consumo consciente e sustentável nas festas de fim de ano

20/12/2023 10h46 | Por: Gisele Victor Batista

O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável Nº12 (ODS 12) trata sobre Consumo e Produção Sustentáveis, visando assegurar padrões que garantam, até 2030, a gestão e o uso eficientes dos recursos naturais, cuidando os ecossistemas e reduzindo a geração de resíduos sólidos. Somado a isso, as metas do ODS 12 mostram a importância de se adotar práticas mais responsáveis, por parte dos consumidores (sejam eles organizações públicas ou privadas, instituições do terceiro setor ou pessoa física, etc.), de forma a considerar os impactos dos produtos na tomada de decisões de consumo.

Consumidores mais conscientes tendem a elevar seus critérios de compra e buscam por produtos e serviços que sejam mais responsáveis, ambiental e socialmente. Por isso, adotar práticas de consumo consciente pode ter vários benefícios para o planeta, além de inibir gastos com compras desnecessárias.

Ao escolher produtos duráveis e de qualidade, por exemplo, poderemos aumentar o ciclo de vida dos objetos e restringir a quantidade de resíduos gerados. Produtos com menor impacto ambiental, como aqueles feitos com materiais reciclados ou biodegradáveis, reduzem a poluição do ar, água e solo, incentivam a sustentabilidade e tornam os ambientes mais saudáveis.

A preservação do meio ambiente está associada, também, ao processo de fabricação de produtos maneira mais inteligente, a partir de fontes renováveis e que ajudam a preservar os recursos do planeta, como água, energia e outras matérias-primas. Escolher produtos locais e mais sustentável pode reduzir a pegada de carbono associada ao transporte e à produção em larga escala e, com isso, contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.

As empresas podem colaborar com consumo consciente através da economia circular, pensando e criando designer de produtos onde os resíduos se transformam em matéria-prima que pode ser reutilizada, reparada ou reciclada, prolongando seu ciclo de vida e evitando o descarte prematuro. Práticas comerciais responsáveis também ajudam no consumo consciente, como a conduta ética em relação aos trabalhadores e o cuidado e desenvolvimento das comunidades locais.

Quer ser mais sustentável neste final de ano? Siga algumas dicas:

  • Comece optando por presentes feitos com material reciclado ou proporcione alguma experiência ao seu amigo ou familiar, como uma aula de yoga ou um passeio de bicicleta no parque;
  • Na decoração das festas, desapegue do plástico e adote embalagens e enfeites feitos de tecido, pois são mais duráveis e fáceis de lavar;
  • Ao preparar as refeições de final de ano, dê preferência a produtos orgânicos e de produtores locais,
  • Incentive a carona solidária para aquele encontro de final de ano ou opte por meios de transporte mais sustentáveis.

O consumo consciente envolve, acima de tudo, buscar informações sobre como nosso poder de compra e o potencial de preservação da vida no planeta. Ao compartilharmos conhecimento sobre práticas mais sustentáveis, como as do ODS 12, poderemos influenciar positivamente as comunidades e promover uma mudança mais ampla, com hábitos de consumo mais consciente. Escolhas individuais, quando multiplicadas em uma escala global, exercem um potencial incrível de causar um impacto significativo na saúde do planeta!

Que saber mais sobre como Implantar um Projeto de ODS? Acesse: @harpiameioambiente

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!

Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

Acesse e faça parte: https://sc.movimentoods.org.br

Gisele Victor Batista

Sustentabilidade em Pauta

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora Adjunta de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.