Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

Vamos falar sobre sustentabilidade, sem deixar ninguém para trás?

22/08/2023 18h22 | Por: Gisele Victor Batista

A sustentabilidade é um tema crucial e, cada vez mais, precisaremos encontrar formas de utilizarmos os recursos naturais que são disponibilizados pelo planeta de maneira consciente e responsável. Preservar o equilíbrio ambiental, busca pela justiça social e realizar atividades que garantam a prosperidade econômica será uma composição essencial para enfrentarmos os desafios que permeiam o futuro da humanidade.

As ações e práticas que visam atender às necessidades da sociedade nos tempos atuais são importantes para que a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades não seja comprometida. Por isso, ser sustentável não se constitui apenas uma opção, mas uma forma inteligente de manter a vida no planeta, através da geração de negócios responsáveis, do acesso a investimentos e soluções que permitam a restauração socioambiental e de incentivos a todos os setores da sociedade para a adoção de práticas mais sustentáveis.

O grande desafio continua sendo conciliar interesse econômico com conservação dos recursos naturais e equidade de oportunidades e a qualidade de vida para população. Mas precisamos seguir nesta construção e colocar a sustentabilidade em pauta, para aumentar a conscientização das pessoas sobre os riscos das mudanças climáticas e incentivar ações que conduzam a um mundo mais próspero.

Precisamos tornar a sustentabilidade numa poderosa ferramenta de (re)construção dos valores de nossa sociedade, ao mesmo tempo que nos reconhecemos como agente de transformação deste processo. “Não deixar ninguém para trás” é o lema da Agenda 2030 da ONU e deve nos ensinar sobre como nossas ações individuais possuem a capacidade de gerar impacto positivo em toda a sociedade. É sobre cultivarmos o pensamento coletivo, em detrimento de interesses individuais.

Assim, como diretriz para as nossas ações - indiferente da escala (local, regional ou global) e do agente promotor (governo, setor privado, sociedade civil, etc.) - devemos levar em consideração os cinco pilares (5 Ps) da sustentabilidade que são apresentadas pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU):

Pessoas: erradicar a pobreza e a fome, dando dignidade e oportunidade às pessoas.
Planeta: proteger os ecossistemas naturais e gerar ações de enfrentamento às mudanças climáticas.
Prosperidade: garantir oportunidade econômicas, sociais e tecnológicas de forma igualitária.
Paz: garantir justiça e inclusão, criando sociedades livres do medo e da violência.
Parcerias: todas esferas devem unir forças para que possam colocar em prática os ODS.

A partir destes pilares foram criados os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) que são desmembrados em 169 metas para o alcance do desenvolvimento sustentável. Os ODS são resultado de um processo global participativo lançado em 2015 que busca gerar desenvolvimento econômico consciente, erradicação da pobreza, fomentar a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a boa governança em todos os níveis, incluindo paz e segurança até o ano de 2030.
A Agenda 2030 é de interesse global, mas a responsabilidade por sua implantação é de cada um de nós!

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!

Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.
 

 

Siga-me nas redes:
 

 

Gisele Victor Batista

Sustentabilidade em Pauta

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora Adjunta de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.