Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

Você sabe como o ODS 13 impacta a sua saúde?

13/12/2023 17h33 | Por: Gisele Victor Batista

As mudanças climáticas são reais e têm impactos significativos na saúde humana, afetando desde a qualidade do ar ou disponibilidade de água potável, até efeitos de insolação nas pessoas e a propagação de doenças por vetores diversos. Por isso, é necessário conhecermos mais sobre esses efeitos em nosso cotidiano, assim como buscarmos mais informações sobre como reduzir esses impactos negativos na vida das pessoas.

Vamos começar entendendo o ODS 13!

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 13 - ODS 13 - refere-se a ação contra a mudança global do clima e reafirma a importância de tomarmos medidas urgentes para combater o aquecimento global e suas consequências adversas nos ecossistemas, nas comunidades e na economia como um todo. Este ODS é importante, pois reconhece a ameaça significativa que a mudança climática representa ao planeta e apresenta metas específicas e formas de integração e cooperação entre os setores público e privado, organizações sociais e sociedade civil.

É importante lembrar que o ODS 13 está alinhado com o Acordo de Paris, um tratado internacional sobre mudanças climáticas que foi assinado por 193 países-membros com o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius até 2030, em comparação com os níveis pré-industriais. Contudo, segundo a ONU, o planeta já aqueceu quase 1,2°C e há 66% de chance de passarmos do limite de 1,5°C até 2027.

E quais são os efeitos das Mudanças Climáticas em nossa saúde?

O aumento das temperaturas pode levar a mais casos de insolação e exaustão pelo calor, além de aumentar a incidência de doenças como a dengue e a malária, à medida que os mosquitos transmissores se proliferam em ambientes mais quentes. Ainda, as mudanças climáticas afetam a qualidade do ar, com o aumento da concentração de poluentes, desencadeando doenças respiratórias, como asma e outras condições pulmonares.

O aquecimento global, também, afeta a produção agrícola e a disponibilidade de alimentos, prejudicando a pela falta de alimentos, seja pela quantidade ou qualidade – alimentos mais nutritivos. Somado a isso, as alterações nos padrões climáticos podem influenciar no aumento do nível do mar, decorrendo na salinização da água potável e afetando a saúde das zonas costeiras.

O atendimento das metas estipuladas no ODS 13 é muito importante para atingirmos outros ODS, tais como erradicação da pobreza (ODS 1), segurança alimentar (ODS2), saúde (ODS 3), redução das desigualdades (ODS 10) água limpa (ODS 6), energia acessível e sustentável (ODS 7), etc. A implementação eficaz do ODS 13 é crucial para garantir um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras, considerando a urgência em lidar com as mudanças climáticas e seus impactos.

Quer saber mais sobre como Implantar um Projeto de ODS? Acesse: @‌harpiameioambiente

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!

Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

sc.movimentoods.org.br

Gisele Victor Batista

Sustentabilidade em Pauta

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora Adjunta de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.